De uma maneira descontraída, os participantes da 28ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) participaram da campanha Paz no Trânsito na noite de quinta-feira, 10. A ação foi realizada pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque, em parceria com profissionais do Detran.
– Essa campanha tem objetivo de ampliar as fiscalizações e educar a população -, informa o secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem, o Paulinho.
Nesse ano, a ação foi inovada e, foram utilizados bafômetros descartáveis. –Fizemos a compra por meio de licitação e usamos recursos de multas para a aquisição -, conta Paulinho. Durante a realização dos testes, os visitantes da festa que participavam eram divididos em “Motoristas da Rodada” e os que “Vão de Carona”.
-São adesivos de duas cores, o vermelho e o verde com esses dizeres. Ninguém é penalizado ou multado. É apenas um teste, uma ação divertida para conscientizar -, diz o secretário.
O prefeito da cidade, Paulo Eccel foi um dos primeiros a realizar o teste. O resultado foi: “Vou de carona”. – É uma iniciativa extraordinária. Essa forma engraçada de sensibilização mostra para as pessoas que é possível se divertir, confraternizar, mas que está proibido beber e dirigir -, elogia.
Acompanhado da primeira-dama, Elizabete Eccel, o prefeito afirmou: – Ao sair de casa fui liberado pela Beth e hoje, quem dirige é ela -.
A coordenadora de convênios e multas do Detran Santa Catarina, Graziela Casas Blanco também participou da ação. Junto com outras servidoras, elas orientaram o público, entregaram panfletos educativos e aplicaram o teste do bafômetro.
– Nós temos uma campanha chamada: Balada pela vida – álcool e direção morte fatal. Estamos presentes em diversas festas do estado e, em especial, nessas de outubro. A intenção não é proibir ninguém de beber, apenas chamar a atenção para os perigos do álcool na direção -, detalha.
Participantes aprovam campanha
Há dois meses morando em Brusque e, pela primeira vez participando da Fenarreco, Felipe Martins, 25 anos, de São Paulo, está encantado com a festa. Na companhia de alguns amigos, ele realizou o teste do bafômetro.
-Muito boa, muito legal essa ação. Serve mesmo para conscientizar as pessoas. Até mesmo para aprender e lembrar de que, se beber, não dirigir -.
O brusquense Marcolan Batista, 32, acha a campanha Paz no Trânsito de extrema importância. Mas desaprova o local onde foi realizada.
-Acho que devem saber que, se é a festa do chope, as pessoas irão beber. Existe uma contradição. Mas a brincadeira é legal, é válida -, analisa.
Bafômetro descartável
O equipamento consiste em encher uma embalagem plástica soprando, em seguida, uma cápsula que contém em sua fórmula cromo reagente em forma de cristais identifica a quantidade de etanol, ou mais popularmente, álcool, já ingerido pela pessoa.
A sensibilidade mínima do equipamento é de 0,1mg/L, o que já impede o motorista de dirigir. Caso ultrapasse um anel central identificado na ampola, significa que a quantidade de álcool é superior a 0,3mg/L.