+

Ação para recolhimento de lixo eletrônico, pneus e outros materiais será realizada em Brusque nesta quinta-feira

Dia D Ecoponto vai acontecer no Sesc Brusque

Ação para recolhimento de lixo eletrônico, pneus e outros materiais será realizada em Brusque nesta quinta-feira

Dia D Ecoponto vai acontecer no Sesc Brusque

A Prefeitura de Brusque, através da Fundema, Samae, Horto Florestal, Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Sesc e Acibr, realiza na próxima quinta-feira, 13, a primeira edição de 2023, do Dia D Ecoponto. Nas dependências do Sesc, na rua Arno Carlos Gracher, no Centro, das 9h às 11h e das 14h às 16h, a equipe estará presente para recolher pilhas, baterias, pneus, esponjas secas, lâmpadas e lixos eletrônicos.

A educadora ambiental, Viviane Michele Lemes, comenta que, “o objetivo do Ecoponto é recolher diversos tipos de resíduos que causem dano ao meio ambiente e à saúde humana”. Essas ações fortalecem as políticas de gestão de resíduos no município, aumenta a vida útil dos aterros, diminui a demanda de recursos naturais e ajuda a evitar dano na saúde humana, recuperando o meio ambiente e gerando renda.

Para o descarte de lâmpadas e pneus, a equipe recolherá 20 unidades de cada, por CPF ou CNPJ. Para quantidades superiores, será cobrado taxa de R$ 1 a unidade.

Recicle Respira e Eu Ajudo na Lata

Além do Dia D Ecoponto, no local, a ação Recicle Respira, que recolhe garrafas pets de 600ml, e a campanha Ajudo na Lata, que coleta tampinhas de garrafas e lacres de refrigerante, também estarão presente recolhendo esses itens.

Importância da destinação correta do lixo

De acordo com Viviane, o descarte incorreto de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças. Mesmo se forem destinadas para aterros sanitários, elas causam danos ambientais significativos.

O lixo eletrônico (computadores, impressoras, scanners, telefones celulares) possui metais pesados em sua composição. Elementos como mercúrio, cádmio e chumbo podem causar diversos impactos ambientais e para a saúde humana se o descarte de equipamentos eletrônicos for feito de forma incorreta.

Pneus demoram, em média, 600 anos para se decompor na natureza e podem, inclusive, se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Por isso, dar a destinação certa para pneus inutilizáveis evita danos ao meio ambiente e à saúde pública.

As lâmpadas são compostas basicamente por materiais recicláveis como vidro, plástico e metais, as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio metálico (Hg) e devem ser descartadas em local adequado. Após passar por processo de descontaminação, seus componentes podem ser reciclados normalmente.

A esponja de lavar louça comum é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente. Isso a torna uma verdadeira inimiga do meio ambiente. Na reciclagem, as esponjas descartadas são transformadas em nova matéria-prima, utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras e outros.

A lei de resíduos sólidos brasileira estabelece que esses materiais não podem ser descartados em aterros e lixões. Os fabricantes são os responsáveis por dar o destino correto aos materiais que produzem. Mas a real destinação correta depende da participação da população, pois o destino correto de resíduos é responsabilidade de todos.

Leia também:

1. Chuva e queda das temperaturas à vista para Brusque e região; saiba quando
2. Justiça intima professor de Joinville acusado de apoiar ataque em creche de Blumenau
3. VÍDEO – Câmera de segurança flagra acidente entre dois carros e moto no Centro de Brusque
4. GALERIA – Recém-nascidos de hospital de Blumenau recebem fantasias de Páscoa
5. Havan alerta para golpes sobre suposta promoção de faqueiro


Membros da Assembleia de Deus eram perseguidos nos primeiros anos da igreja em Brusque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo