Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga busca novos equipamentos para melhorar atendimento
Projeto será encaminhado ao Fórum de Brusque para aquisição de máquinas de lavar e secar roupas
Projeto será encaminhado ao Fórum de Brusque para aquisição de máquinas de lavar e secar roupas
A Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga recebeu a doação de uma máquina de confecção de fraldas por um grupo do Emaús e agora espera conseguir máquinas de lavar e secar roupas através de um projeto que será apresentado no Fórum de Brusque, para melhorar o atendimento à comunidade carente do município.
No momento, a Ação Social conta com 58 voluntários, distribuídos em vários núcleos: de atenção ao idoso, atendimento à gestante, promoção da saúde e trabalhos manuais, e atendimento emergencial, que recebe e faz a doação de roupas e alimentos.
Os atendimentos são realizados duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h. As pessoas que buscam auxílio passam por uma avaliação com a assistente social Patricia Antonietti, que os encaminha para receberem os donativos. Algumas famílias também passam por visita domiciliar da assistente social.
Alguns casos também são direcionados para o atendimento com a psicóloga Tissa Lombardi Mori Monteiro, que realiza trabalho voluntário, nos mesmos dias de atendimentos do núcleo emergencial.
Vice-presidente da Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga, Maria Aparecida Frainer conta que a entidade recebe a doação de em média 250 a 300 peças de roupa por dia de atendimento. As máquinas de lavar e secar que o grupo pretende conseguir com o fórum tem como objetivo melhorar ainda mais o atendimento à população carente.
“Nós recebemos muitas doações de roupas, só que muitas roupas chegam sujas, usadas. Neste momento, as voluntárias levam para casa para lavar, e precisamos das máquinas para dar um pouco mais de dignidade para quem recebe as doações. Vamos fazer um pedido, das máquinas de lavar e secar, para fazer este trabalho dentro da Ação Social”, explica
Em 2018, a Ação Social apresentou um projeto no Fórum de Brusque para aquisição de máquinas de costura, para o núcleo de gestantes confeccionar roupinhas de bebês, e não teve muitas dificuldades para conseguir os recursos.
“É encaminhado o projeto para a Vara Criminal, vai ser lançado o edital em março e muitas instituições se inscrevem para apresentar projetos. Às vezes, não libera todo o valor, mas de qualquer forma não é muito difícil conseguir”.
A máquina de costura de fraldas está em processo de instalação e tem a capacidade de produzir mais ou menos mil fraldas por hora, de acordo com a vice-presidente. “Estávamos procurando um local ideal para colocar e para as voluntárias se sentirem confortáveis para trabalhar. Vai ser feito treinamento com as voluntárias para a confecção das fraldas”.
Somente no núcleo de atendimento emergencial, são realizados cerca de 300 atendimentos, com doações de mais de 2 mil peças roupas e 25 cestas básicas de alimentos por mês.
Quem quiser se comprometer com o trabalho voluntário da Ação Social deve procurar o setor emergencial, nos fundos da Igreja Matriz, e agendar uma entrevista com a assistente social.