Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga comemora 70 anos de fundação
Sete décadas com objetivo de atender às famílias carentes
Sete décadas com objetivo de atender às famílias carentes
No último domingo, 4 de agosto, a Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga comemorou 70 anos de fundação. Criada em 1949, por iniciativa do médico Dr. Carlos Moritz, a entidade permanece firme em seu propósito, cujo objetivo principal é o atendimento às famílias carentes. Desde a fundação, a Ação Social conta com o apoio da comunidade, que abraça à causa e auxilia na manutenção das atividades, seja através de doações ou por meio do voluntariado.
“Hoje, a Ação Social Paroquial São Luís Gonzaga vem dando continuidade à construção dessa história, buscando realizar seu trabalho dentro das diretrizes sugeridas pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), de Florianópolis, que nos guia e orienta para que possamos, cada vez mais, estar aprimorando as atividades e serviços oferecidos e, assim, dentro das possibilidades, oferecendo ao irmão necessitado, o atendimento de suas necessidades”, explica a coordenadora, Mariana Resende da Silva.
Segundo ela, as atividades realizadas buscam contribuir nos processos de transformação e desenvolvimento da sociedade, com base em parâmetros éticos, que conduzam à defesa da vida plena para todos, à vivência da justiça e da solidariedade. Atualmente, este trabalho é realizado por 272 voluntários.
Existem seis grupos de idosos, vinculados à ação social, que se encontram semanalmente para momentos de espiritualidade, orientações na área da saúde, direito do idoso e confraternização.
Já o grupo Liga Santa Izabel é formado por mulheres da comunidade que se encontram nas tardes de quarta-feira, quando realizam a produção de diversas peças de artesanato. São elas que também organizam um evento anual para a venda desses trabalhos, que ajudam na manutenção da entidade.
Ao todo, também existem oito Clubes de Mães atuantes nas comunidades. Em encontros semanais, as voluntárias confeccionam trabalhos manuais, também gerando recursos destinados à caridade.
“Na comunidade Matriz mantemos o grupo para gestantes, com reuniões toda terça-feira, às 14h, no salão paroquial. O grupo oferece um curso para as futuras mamães durante a gestação, com orientações médicas, de nutrição, cuidados higiênicos, entre outros. Um enxoval é entregue no final dos encontros, sempre produzido com muita dedicação pelas voluntárias que compõem o grupo”, pontua Mariana.
A ação social também é formada pela Pastoral da Saúde, que disponibiliza a Farmácia Fitoterápica, localizada na comunidade Matriz. Ali são desenvolvidos xaropes, chás, sabonetes, cremes, entre outros produtos, todos preparados de acordo com as normas técnicas da fitoterapia, para atender às necessidades da comunidade.