Acapra precisa de voluntários para dar lar temporário para animais recuperados
Entidade não tem onde deixar os animais que ganham alta das clínicas veterinárias
Entidade não tem onde deixar os animais que ganham alta das clínicas veterinárias
A Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) precisa de voluntários para continuar com o trabalho no município. A principal necessidade da entidade é de pessoas que se disponibilizem a dar lar temporário para os animais que são resgatados.
Atualmente, a Acapra conta com menos de dez lares temporários, que já estão lotados. Com isso, a entidade não tem onde deixar os animais que já podem ter alta das clínicas veterinárias. Por não ter onde deixar, eles acabam ficando nas clínicas, gerando um custo extra de diárias.
“Não adianta recuperar o animal e depois deixá-lo na rua novamente. A partir do momento que ele ganha alta, precisamos levar para algum lugar e hoje não temos mais para onde levá-los”, diz uma das voluntárias da entidade, Andreza Westerkamp.
Ela explica que a Acapra presta toda a assistência para os voluntários que dão lar temporário. A pessoa só precisa dispor de um espaço em sua casa para o animal ficar até que seja adotado e vá para um lar definitivo. Despesas com alimentação, medicamentos, vacinas são fornecidos pela entidade.
“Direcionamos os animais de acordo com a estrutura que o voluntário disponibiliza. Se o espaço é pequeno, pode dar lar temporário para filhotes, por exemplo. Não obrigamos a pessoa a ficar com um animal de grande porte dentro de um apartamento, por exemplo. É de acordo com a capacidade”.
Hoje, a Acapra tem, pelo menos, 15 animais que já estão recuperados e podem ganhar alta das clínicas, mas não tem para onde ir.
A voluntária diz que a Acapra é acionada para resgatar animais em péssimas condições 24 horas por dia, entretanto, nem sempre é possível atender a todas as denúncias em um tempo curto.
“Pedimos um pouco de paciência para a população. Nosso trabalho é voluntário, todos têm emprego fixo, não conseguimos ficar 24 horas em função disso. Tem gente que critica, acha que é má vontade, mas realmente não temos como atender todos os casos. Recebemos denúncias de maus tratos, que tem a necessidade de tirar do lugar, mas não podemos porque não temos para onde levar o animal”.
Quem quiser ser um voluntário da Acapra e dar lar voluntário para cachorros ou gatos, pode entrar em contato pelo WhatsApp com a voluntária Andreza: (47) 9 9618-7216.
“Muitas vezes não conseguimos dar assistência porque não temos ajuda. A Acapra é a comunidade toda”, diz.