Acibr emite nota de repúdio ao aumento da tarifa de energia anunciado pela Celesc
Reajuste passa a valer neste sábado
Na noite desta sexta-feira, 21, a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) emitiu nota de repúdio ao aumento na tarifa de energia elétrica anunciado pela Celesc. Reajuste passa valer neste sábado, 22.
De acordo com a Celesc, o aumento será de 8,42% para os consumidores residenciais, os de baixa renda, os rurais, de iluminação pública e comércio. Além disso, o reajuste será de 7,67% para as indústrias e comércio de grande porte, como shoppings, considerados clientes de alta tensão.
Para a Acibr, “a medida causa estranhamento, desconforto e indignação, pois chega quando o Brasil atravessa o que já é considerada a pior crise de sua história”, a pandemia da Covid-19.
Ainda, em nota, a Acibr ressalta que, enquanto empresas buscam alternativas para o corte de gastos, com a finalidade a manutenção de salários e empregos, a pauta “deveria ser de tolerância no corte de energia ou nos acordos para contas inadimplentes”.
“Um reajuste, neste momento, mais do que uma atitude de extrema incoerência, é também um desrespeito, não apenas com empresas, mas também com os trabalhadores catarinenses”, continua.
Por fim, a Acibr diz esperar que a decisão seja revertida, pelo “espírito de coletividade”, “em favor da economia e da coletividade”.