X
X

Buscar

Acibr participa de encontro com o Fórum Parlamentar Catarinense

Assunto em pauta era a internacionalização e o aumento da pista do Aeroporto de Navegantes

A presidente da Associação Empresarial de Brusque, Rita Cassia Conti, participou de uma reunião virtual, promovida pela Facisc e com a presença de deputados e senadores que integram o Fórum Parlamentar Catarinense.

A reunião ocorreu na última sexta-feira, 20, com o objetivo do encontro era discutir o edital em aberto do Aeroporto de Navegantes, reivindicando sua internacionalização e o aumento da pista para o transporte de cargas.

“Vários presidentes das ACIs da região participaram deste importante encontro e nós vamos acompanhar a evolução deste processo, que interessa a todos”, comenta a presidente da Acibr. Rita Cassia Conti.

Para o presidente eleito da Facisc Sérgio Alves, caso nada seja feito, Santa Catarina perde uma grande oportunidade de desenvolvimento. Já o vice-presidente Regional da Facisc para o Vale do Itajaí, Rinaldo Luiz de Araújo, detalha os objetivos da reunião.

“Queremos falar a mesma linguagem sobre o momento que estamos passando após o envio dos documentos ao Tribunal de Contas da União (TCU) para conseguir modificar dentro daquilo que esperamos e que acreditamos que é de fundamental importância”, explica.

Na ocasião foram apresentadas as justificativas para o possível embargo, como por exemplo, o fato da carga aérea que vem de outros países entra no Brasil pelos aeroportos de Curitiba e São Paulo e são deslocadas para o Aeroporto de Navegantes via transporte rodoviário para então serem despachadas.

“Acabamos tendo uma perda grande de tempo, o que não é compatível com o cliente de carga aérea, além de um aumento de custo também. Se o avião descesse em Navegantes, com as condições que já temos, como nível do mar e baixo consumo de combustível para pousos e decolagens, teríamos uma condição de competitividade muito grande. Tornaríamos essa região o mais importante hub logístico do Sul do País”, destaca o vice-presidente regional.

Sensibilizados, ao final do encontro os representantes da bancada catarinense se comprometeram em buscar audiências na próxima semana com os Ministros do TCU, Augusto Nardes e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas para levar a proposta do embargo do aeroporto.

“O edital precisa ser modificado e ter uma nova pista com 2,6 mil metros para o Aeroporto de Navegantes. Isso é fundamental para desenvolvimento da economia do estado de Santa Catarina, caso contrário ficaremos estagnados por 30 anos que é o tempo que ficará vigente a concessão”, conclui Rinaldo.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar