Acibr recebe presidentes das Câmaras de Vereadores de Brusque, Guabiruba e Botuverá

Encontro discutiu projetos em pauta para a região

Acibr recebe presidentes das Câmaras de Vereadores de Brusque, Guabiruba e Botuverá

Encontro discutiu projetos em pauta para a região

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) recebeu durante a reunião de diretoria desta segunda-feira, 3, os presidentes e vice-presidentes das Câmaras de Vereadores das cidades da região.

Na oportunidade estiveram presentes o vereador André Vechi, presidente da Câmara de Brusque; o vice-presidente da Casa, vereador Deivis da Silva Jr; o presidente da Câmara de Guabiruba, vereador Waldemiro Dalbosco; o presidente da Câmara de Botuverá, vereador Vanderson Betinelli; e o vice-presidente da Câmara, vereador Alesc Sandro Venzon.

O encontro teve como objetivo entender a estrutura e os trabalhos realizados pelo Legislativo nas cidades. Além de promover uma aproximação maior com os vereadores, reforçando a importância da parceria público privada para ações em prol da região.

Durante a reunião, os diretores da Acibr destacaram algumas propostas de projetos de lei para as três cidades; entre elas a criação de uma legislação municipal para a regulamentação de espaços de pátio de carros apreendidos e ferros-velhos, que muitas vezes se encontram a céu aberto. Além disso, reforçaram a importância do Projeto de Lei 105/2022 (Plano Municipal de Mobilidade Urbana); o Projeto de Lei Complementar 001/2022 (Proibição de Bebidas Alcoólicas em Logradouros Públicos); e a Lei do Silêncio.

Trabalhos e estrutura

Acibr/Divulgação

Ao longo do encontro, o presidente da Câmara de Brusque apresentou um panorama geral sobre as ações da Mesa Diretora da Casa, a busca da eficiência, participação popular, as ações de reforma administrativa, e previsão de economia.

André Vechi também falou sobre a ampliação de uma área anexa à atual sede da Câmara, e não mais a execução de um projeto de construção de uma nova sede para o Legislativo na cidade.

Ele também citou algumas prioridades para este ano, como a discussão e votação da atualização do Plano Diretor; e a proposta de criação de um fundo que prevê que uma parcela do superávit do município possa ser destinado para fins específicos, como desastres naturais ou emergências na cidade.

“Sempre defendi a parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, e muito do que conquistamos para a nossa cidade nos últimos anos é fruto dessa relação, independentemente de partido político, seja no Executivo e Legislativo. E hoje foi mais um passo para fortalecermos essa parceria, ao prestarmos contas do primeiro trimestre dessa gestão da Mesa Diretora na Câmara de Brusque. Além, é claro, de ouvirmos as demandas da Acibr. Essa relação próxima, aberta, de diálogo, é muito importante, para cada vez mais atendermos os anseios e necessidades da iniciativa privada, que representam o setor produtivo”, detalhou.

Guabiruba

Acibr/Divulgação

O presidente da Câmara de Guabiruba, Waldemiro Dalbosco, também falou sobre a composição da Casa, que conta com nove vereadores, sendo seis deles novos parlamentares.

Segundo Dalbosco, mesmo com orçamento reduzido e com algumas dificuldades burocráticas, os vereadores buscam atuar em prol do município e se aproximar da população para soluções às demandas locais.

Além disso, o vereador falou sobre a necessidade de mudanças de algumas legislações, que precisam ser revistas e atualizadas, como a denominação de algumas ruas, que não tem definição clara de início e fim, o que compromete muitas vezes a execução de obras.

Dalbosco citou ainda alguns projetos, como a pavimentação em parceria; a definição de plano de cargos e salários; e o código de obras. “Agradecemos a presidente da Acibr pela oportunidade dada ao Legislativo das três cidades, de estarmos aqui nesta reunião, onde expomos como funciona o Legislativo em cada município, as demandas, e, em contrapartida, podemos ouvir também da entidade. Temos uma boa proximidade com o Núcleo dos Empresários de Guabiruba da Acibr, que é muito atuante na nossa cidade, sempre buscando reivindicar pleitos locais e regionais e, sem dúvida, juntos, sempre somos mais fortes em prol de ações para a comunidade”, pontuou.

Botuverá

Acibr/Divulgação

Da mesma forma, o presidente da Câmara de Botuverá falou sobre a estrutura do Legislativo, que conta também com nove edis, e que busca a união do trabalho com o Executivo em pautas em prol do município.

Conforme explicado por Betinelli, além da Barragem de Botuverá, a Subestação da Celesc é uma das demandas mais solicitadas neste momento para a cidade, obra que irá impactar diretamente na produção das empresas e no desenvolvimento como um todo no local.

“Ficamos muito satisfeitos de estarmos aqui neste encontro, que foi muito positivo. Temos uma parceria muito grande com Núcleo de Empresários de Botuverá da Acibr, que tem uma atuação muito forte na cidade e que está muito empenhado em relação à Subestação da Celesc, em prol do desenvolvimento econômico, já que muitos querem investir em novas empresas e a falta de energia não permite. Agradecemos a parceria e contem sempre conosco”, frisou Betinelli.

Avaliação

Acibr/Divulgação

Por fim, a presidente da Acibr, Rita Cassia Conti, entregou aos presidentes das Câmaras um ofício com a relação dos pleitos prioritários para Brusque, Guabiruba e Botuverá, bandeiras defendidas pela entidade, com ações e obras prioritárias para a região. Além disso, Rita enalteceu a importância do encontro, que concluiu uma sequência de reuniões com o Executivo e Legislativo das três cidades, fortalecendo ainda mais a parceria público privada.

“Foram reuniões com muitos diálogos e transparência, abrindo as portas da Acibr para contribuir em prol de demandas locais. Sem dúvida, essa interlocução e aproximação são fundamentais, precisamos ouvir o Legislativo, para entendermos as ações, nos manifestarmos, avaliar no que é possível contribuir, pois assim construímos uma sociedade forte e mais madura. Foi um grande passo reunir os representantes das Câmaras, ver como elas atuam, os principais projetos e as reivindicações. E a Acibr irá continuar nessa caminhada, afinal, sempre temos o diálogo aberto, nas mais diversas situações necessárias”, frisou.

Acibr/Divulgação

– Assista agora:
Goreti Dutra: conheça a professora que utiliza o Instagram como ferramenta de ensino para os alunos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo