Acibr tenta minimizar impactos do fechamento da Unidade Setorial de Fiscalização em Brusque
Representantes da Acibr, NEC, Sindicont e CRC-SC apresentaram reivindicações à Gerência Regional da Fazenda Estadual de Itajaí
Representantes da Acibr, NEC, Sindicont e CRC-SC apresentaram reivindicações à Gerência Regional da Fazenda Estadual de Itajaí
O presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Halisson Habitzreuter, acompanhado do coordenador do Núcleo de Empresas Contábeis (NEC) da entidade, Mário Augusto Leoni, do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brusque (Sindicont), Beno Alcides Buttchevits e da delegada do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC), Clea M. Dias Silveira, estiveram na tarde de terça-feira, 22 de maio, na 2ª Gerência Regional da Fazenda Estadual de Itajaí. Na oportunidade foram apresentadas diversas reivindicações para o gerente e auditor fiscal da Regional, Marcos Antonio Zanchet.
Entre os pedidos, estavam as solicitações para conceder protocolo de processos por e-mail; atendimento por telefone para pendências em Brusque; um plantão fiscal em Brusque para receber documentação; atendimento específico para EFD-ICMS no CAF; e atendimento de envio de documentos por e-mail; entre outros.
“Representamos toda a classe empresarial nesse encontro, já que quando um contador atua perante aos órgãos municipais, estaduais ou federais, ele também defende os interesses de seus clientes, que são a classe empresarial de Brusque e os associados da Acibr. Então a nossa participação nessa reunião foi em defesa de todos os empresários. Esperamos que as nossas solicitações sejam atendidas pois elas vêm de encontro as demandas diárias, como o deslocamento até Itajaí para autorizações, por exemplo, o que implica na demora de prestação dos serviços. Sabemos que hoje, através dos sistemas e da tecnologia também podemos agilizar muito mais isso e esperamos agilidade nesse processo”, enfatizou na oportunidade o presidente da Acibr.
Plantão
Segundo o coordenador do NEC, desde que houve o encerramento da unidade de Fiscalização que funcionava em Brusque, tanto o Núcleo da Acibr como as demais entidades buscaram formas de minimizar a ausência desse setor de atendimento aos contabilistas, empresários, advogados e demais pessoa que necessitam do órgão. “Temos a questão da mobilidade urbana, o tempo perdido nesse deslocamento até Itajaí, e queremos tentar encontrar uma solução tanto para nós como para facilitar para eles também”, comenta Leoni.
Assim, uma das solicitações feitas pelos representantes de Brusque ao gerente da Regional foi a disponibilidade de um fiscal para atuar na cidade em forma de plantão, pelo menos uma vez por semana, para assim atender as demandas de toda a região de Brusque. “Sem dúvida teríamos um bom proveito para toda a classe contábil e empresarial da região, o que daria mais agilidade aos processos. A partir de agora esperamos ter as nossas solicitações atendidas a curto prazo”, destacou Habitzreuter.
Da mesma forma, o presidente do Sindicont, também avaliou o encontro de forma positiva e ressaltou a disponibilidade do Sindicato em oferecer um espaço para o fiscal de plantão, caso a solicitação seja concretizada. “Como o sindicato tem esse espaço é possível cedê-lo. Seria uma forma de termos esses benefícios, evitando o deslocamento diário de contadores e empresários da região até a regional de Itajaí e agilizando esses procedimentos que hoje emperram”, completou Buttchevits.
Retorno
Para o gerente e auditor fiscal da Regional, Marcos Antonio Zanchet, o encontro também foi positivo e vem ao encontro do trabalho desenvolvido pelo órgão em tentar auxiliar as demandas dos municípios e contribuintes catarinenses. “Nosso compromisso é sempre atender bem o contribuinte, o contabilista e toda a classe, para que o sistema funcione da melhor forma. E quem se beneficia com isso é o cidadão. Mantendo um relacionamento bom com as entidades, associações e sindicatos, só melhora para a população”, destacou.
Em relação às solicitações, o gerente se comprometeu a buscar as soluções possíveis, dentro do que pode ser feito pelo órgão. “Estamos com uma dificuldade muito grande de efetivo, mas vamos fazer todos os esforços para atender da melhor forma e resolver esses pedidos de Brusque”, pontuou.