O Núcleo de Malharias, composto atualmente por 14 empresas, é um dos mais recentes criados na Associação Empresarial de Brusque (ACIBr). O núcleo, apesar de constituído em 19 de abril de 2018, e portanto prestes a completar um ano, já coleciona ações realizadas em prol dos empresários participantes.
O objetivo do novo núcleo é fortalecer o segmento das malharias, um dos mais tradicionais de Brusque, Guabiruba e Botuverá, e que é fundamental para manter o bom andamento da cadeia têxtil na região.
Segundo explica o coordenador do núcleo, Diego de Morais Godinho, a união dos empresários do setor se torna fundamental para que se possa ter mais força para discutir os assuntos de interesse das malharias.
Sozinhas, as empresas têm menos força para defender seus interesses perante o poder público e entidades, por exemplo. Foi com base nessa premissa que surgiu a ideia delas unirem-se em torno de um núcleo setorial, na qual tem todo o suporte de uma associação tradicional e consolidada como a ACIBr.
Godinho considera a representatividade gerada pela união dos empresários do setor de malharias como primordial para catapultar o desenvolvimento das empresas, em um mercado que se torna, dia após dia, mais competitivo.
A intenção do núcleo, portanto, é contribuir para que os nucleados evoluam, tanto com a representatividade que dá ao setor quanto com benefícios práticos, como a oferta de treinamento, capacitação, atualização e troca de informações para melhoria constante dos processos.