Fundado em agosto de 2008, o Núcleo de Escolas de Idiomas da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) surgiu com o objetivo de desmistificar a ideia de que empresas concorrentes no mesmo ramo de atividade precisam ser inimigas.
“As escolas de idiomas não são inimigas em Brusque, são concorrentes, mas não é por isso que não podemos unir forças e fazer um trabalho divulgando a necessidade do idioma”, afirma a coordenadora do núcleo, Rosangela Kreusch Evaristo.
E foi com esse pensamento que as ações passaram a ser construídas na última década. Sozinhas, as escolas têm menos força para se qualificar. Unindo forças, foi possível trazer palestrantes de renome para melhorar a qualidade dos profissionais em sala de aula.
“Para uma escola sozinha é oneroso bancar um bom palestrante”, avalia Rosangela. “Com o núcleo representando a cidade, muitas editoras têm interesse e trazem bons profissionais. Todo mundo sai ganhando, as escolas, os nossos profissionais, que se especializam, e os nossos alunos”.
O auge deste trabalho de especialização acontece anualmente, em setembro, quando o Núcleo de Escolas de Idiomas promove um encontro entre professores de língua inglesa não só das escolas de idiomas, mas também da redes municipal, estadual e privada.