Com o objetivo de integrar as instituições de ensino básico e superior do município é que em 2005 surgiu o Núcleo de Instituições Educacionais de Brusque, que faz parte da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr).
Formado por representantes de 11 instituições, o núcleo tem contribuído para a melhoria das relações entre as entidades que atuam neste mesmo mercado no município. “É essencial para o crescimento que essas instituições estejam dialogando. Cada escola busca o seu espaço, mas é essencial que haja respeito entre si nesta busca. Juntos, podemos promover uma educação de qualidade para todos ”, diz o coordenador do núcleo, Otto Hermann Grimm, diretor do Colégio Cônsul Carlos Renaux.
Os integrantes do núcleo têm o mesmo objetivo: a formação ideal de seus alunos. O que difere, de acordo com Grimm, são as metodologias utilizadas para conquistá-lo, por isso, é fundamental o bom relacionamento entre todas as instituições, papel que o núcleo tem cumprido com sucesso. “Temos o compromisso de formar cidadãos que possam mudar o mundo”.
Nas reuniões mensais, os nucleados discutem situações comuns do mercado e, em conjunto, buscam encontrar soluções para os desafios. Um dos principais desafios hoje, segundo Grimm, é a busca pelo equilíbrio no uso das tecnologias pelos alunos.
“Sabemos que a inserção no mundo digital é boa, mas é preciso orientação. As tecnologias vem com intenção de tornar a vida das pessoas mais prática, mas permitem também que extrapolem seus limites. A escola tem o papel essencial de conscientizar sobre o uso racional dessas tecnologias”.