Em 2011 empresas fabricantes de toalhas em Brusque decidiram se unir com o objetivo de melhorar conjuntamente os seus negócios. Assim, deu-se início ao Núcleo de Fabricantes de Toalhas (NFT) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), que atualmente congrega 24 empresas do setor.
Segundo o coordenador do núcleo, Jonas Groh, da empresa Toalhas Groh, ele surgiu da necessidade de trocar experiências para melhorar o jeito de trabalhar, e criar a cultura do diálogo entre empresas que, até então, se viam apenas como concorrentes.
“Todas estão no mesmo barco, então é melhor remarem todas juntas”, avalia Groh.
Ele explica que o associativismo criado no núcleo serve como propulsor para resolução e prevenção de problemas. Cita, por exemplo, o fato de, em certa oportunidade, muitas máquinas utilizadas pelas empresas vinham de um mesmo fabricante belga, mas não havia, no Brasil, ninguém capacitado para fazer sua manutenção.
Foi por meio do núcleo que o fabricante se comprometeu a enviar, gratuitamente, um técnico para fazer um treinamento para as empresas nucleadas.
Além disso, participar do NFT permite que as empresas procurem umas as outras para solicitar ideias de resolução de problemas e, às vezes, aquilo que poderia levar muito tempo para ser resolvido tem solução em poucos minutos, através do conhecimento compartilhado.
“Quanto mais as empresas participam das atividades do núcleo, a gente vê uma melhora nos indicadores deles. Isso não é uma mera coincidência, é uma sinergia que, quem sabe aproveitar, consegue sair na frente”, avalia o coordenador do Núcleo de Fabricantes de Toalhas.
O Núcleo
Coordenador
Jonas Groh
Vice-coordenador
Taciano Petermann
Secretário
Eduardo Schlindwein
Tesoureiro
Carlos Alberto Marcos
Ações já realizadas
Dentre as ações realizadas pelo núcleo nesses últimos anos, destacam-se as viagens e missões empresariais a diversos lugares do Brasil e do exterior.
Os nucleados já participaram da ITMA, a maior feira de fabricantes de máquinas têxteis do mundo, que acontece de quatro em quatro anos na Europa.
Também visitaram, em janeiro deste ano, a Heimtextil, maior feira de cama mesa e banho do mundo, que lança as tendências de moda casa.
Foram feitas visitas empresariais a empresas nacionais, como a AmBev, a Albany e a Karsten, e uma missão institucional feita à convite da Associação Baiana dos Produtores de Algodão.
No caso das visitas empresariais e às feiras, o objetivo é conhecer as tendências e as novidades do setor. As visitas diretamente aos fornecedores têm o intuito de ampliar mercados e fomentar novos negócios.
A atividade mais importante, até o momento, foi a primeira viagem internacional do grupo de fabricantes de toalhas, quando eles passaram 15 dias na Bélgica e na França para conhecer as instalações e os produtos de fabricantes de teares e máquinas.
Planos do núcleo
Este ano, o NFT já se prepara para comparecer, novamente, na ITMA, que será realizada em 2019.
Também está nos planos intensificar a agenda de visitas aos produtores de algodão, e já há conversações para que o grupo vá até o Centro Oeste, maior produtor do país, para buscar novos negócios.
O núcleo planeja, ainda, uma série de atividades em parceria com a ACIBr, relacionadas a cursos de capacitação e viagens para adquirir novos conhecimentos.
A longo prazo, se trabalha com a ideia de criar uma certificação de qualidade exclusiva para as toalhas fabricadas em Brusque, com a criação de um Selo de Identificação Geográfica.
De acordo com o coordenador do núcleo, a região de Brusque é uma das pioneiras no tecimento de felpudo no Brasil, e trabalha com equipamentos e técnicas de última geração. “Toda essa qualidade nos garante um diferencial e a gente quer fazer um selo justamente para valorizar esse diferencial”, diz Groh.
Neste ano de 2018 o núcleo está fazendo um estudo com escritório de marcas e patentes e órgãos competentes pela certificação para avaliar quais são os requisitos necessários.
“É um trabalho árduo, vamos iniciar agora, e plantar para colher no futuro”, explica o coordenador.