Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão

CIT orienta para os procedimentos em caso de picadas ou queimaduras

Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão

CIT orienta para os procedimentos em caso de picadas ou queimaduras

A época de calor e chuvas é quando os animais peçonhentos aparecem mais. Por isso, aumenta o número de ocorrências de picada destes bichos. O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT) orienta para os procedimentos em caso de pessoas atacadas por animais peçonhentos ou de ingestão de plantas venenosas.

Os animais peçonhentos utilizam o veneno para caçar presas e, eventualmente, para se defender de predadores. Os principais animais peçonhentos de importância médica encontrados na região são alguns grupos de serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas. Quanto à identificação de ataque, várias características podem ser observadas.

Picadas de algumas aranhas provocam, principalmente, dor, inchaço, vermelhidão e pode ocasionar sudorese, agitação, taquicardia, vômito, diarreia, hipertensão e alterações cardíacas. No caso dos escorpiões, a dor local é comum, podendo ser discreta, restrita (apenas no local da picada) ou ainda insuportável, espalhando-se pelo membro, podendo durar horas ou dias. O local da picada é às vezes detectado com dificuldade.

No caso das serpentes, a exemplo da coral verdadeira, o veneno tem ação sobre o sistema nervoso e muscular, levando a discretas manifestações no local da picada, sendo mesmo difícil identificar marcas das presas em alguns casos.

Lagartas e taturanas causam sensação de queimação. Os espinhos e/ou pelos, ao entrarem em contato com a pele, podem gerar dor e ardência e os sintomas variam conforme a pessoa. Em alguns casos, pode causar dor de cabeça, náuseas, tonturas, dor abdominal e artralgia, apresentando também sangramentos, evoluindo em alguns casos para insuficiência renal.

Para evitar acidentes deve-se manter a casa sempre limpa, removendo entulhos, madeira e materiais de construção, limpar cantos das paredes, atrás e dentro de armários e guarda-roupas, rebocar paredes e muros. É importante verificar calçados e roupas antes de vestir. Também é recomendável manter gramados aparados e os arredores da casa sempre limpos, evitando o aparecimento de animais que possam servir de alimento para serpentes, aranhas e escorpiões (como baratas e roedores).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio