Acúmulo de lixo em residência preocupa moradores do Nova Brasília
Denúncia foi feita à prefeitura no fim do ano passado
A Vigilância Sanitária de Brusque fez a fiscalização em uma residência na rua 8 de novembro, no Nova Brasília, após moradores entrarem em contato com a ouvidoria e também depois de solicitação formal do vereador Jean Dalmolin (Republicanos).
A preocupação de vizinhos foi relatada à ouvidoria em outubro do ano passado como atividade irregular de reciclagem de lixo, por causa da bagunça, sujeira, mal cheiro e proliferação de animais, como ratos e baratas. Ele ainda relataram preocupação com a saúde do morador, que vive em “situação desumana” e que a quantidade de entulho chegava a atrapalhar o trânsito.
Após o requerimento feito pelo vereador, a Vigilância foi ao local em novembro do ano passado para fiscalização e relatou que, na verdade, o homem era um acumulador com “problemas sociais e sem anseio pessoal”, com “falta de higiene” e que o imóvel reunia muito lixo. O morador relatou aos agentes que esse era o seu sustento.
Os agentes solicitaram limpeza e higienização do local, controle de pragas e vetores com empresa especializada, e lavraram um termo de orientação solicitando manter o local limpo e organizado. A Vigilância também sugeriu solicitar ajuda à Secretaria de Desenvolvimento Social.
Situação do homem
Apesar da denúncia feita em outubro, os moradores só perceberam a diminuição do lixo visível recentemente, apesar de o local ainda ter entulho. Eles suspeitam, porém, que os entulhos estejam em um local onde quem passa pela rua não consiga ver.
Segundo relatos, porém, o homem segue vivendo em situação degradante, morando em um “banheiro extremamente sujo” e que só consegue renda com a reciclagem para “comprar cigarro”.
A Secretaria de Desenvolvimento Social não soube informar se alguma assistência foi dada ao homem.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube