X
X

Buscar

AD Brusque vence o Botafogo e avança às semifinais da Supercopa Brasil de Basquete

Na base da superação, equipe ficou com o segundo lugar do grupo A

A equipe da AD Brusque/FME/Unifebe/A Italianinha conquistou uma grande vitória na noite desta quinta-feira, 16, e avançou às semifinais da Supercopa Brasil de Basquete.

O time brusquense não se intimidou diante do tradicional e ainda invicto Botafogo e, na base da superação, venceu o adversário para ficar com o segundo lugar do grupo A. Os alvinegros acabaram em primeiro, com a Facisa (PB) na terceira colocação. As três equipes somaram duas vitórias e uma derrota, mas os paraibanos ficaram fora das semifinais nos critérios de desempate.

A partida acabou em 61 a 54 para os brusquenses em um jogo dramático definido apenas no fim. A equipe agora volta à quadra nesta sexta-feira, em jogo programado para as 20h na Arena Brusque. O adversário, que sai da chave B, ainda não havia sido definido até a publicação desta matéria.

O duelo
Duas das equipes mais tradicionais da Supercopa e únicas com participação na Liga Nacional de Basquete, Brusque e Botafogo fizeram um duelo equilibrado do início ao fim. Os visitantes largaram em vantagem e abriram seis pontos logo de cara após dois arremessos de três. Mas apoiada pela torcida, a equipe da casa não se intimidou. Bem na marcação, Brusque neutralizou a equipe alvinegra e virou o primeiro período vencendo por 15 a 11.

No segundo, o jogo seguiu equilibrado. Em dois minutos de desatenção dos catarinenses, os cariocas fizeram seis pontos e viraram a partida em 17 a 15, o que obrigou o técnico Alexandre Barros, o Bicudo, a pedir uma parada técnica.

Assim como na partida do dia anterior, o puxão de orelha fez efeito, Brusque voltou a entrar no jogo, mas foi o Botafogo que foi para o intervalo em vantagem: 27 a 25.

O terceiro período foi o melhor da partida. As duas equipes protagonizaram uma disputa com poucos erros e cada bola era muito comemorada pelos times. As bolas de três da equipe da casa, no entanto, fizeram a diferença para os anfitriões, que fecharam o terceiro quarto à frente novamente: 44 a 41.

No último, o jogo que já era tenso ficou ainda mais cercado de drama e emoção. O nervosismo fez com que os times passassem a errar mais e quem se deu bem foi o Botafogo que virou em 46 a 44 a sete minutos do fim. Quando Ivo empatou novamente (46 a 46), a torcida foi à loucura na Arena Brusque. A partir disso, cada bola era arremessada em meio à muita adrenalina na quadra e emoção nas arquibancadas. A quatro minutos do fim, a vantagem ainda era do Botafogo, 50 a 49.

Mas na base da raça, e do incentivo das arquibancadas, Brusque foi buscar o resultado e a classificação. A virada veio faltando apenas dois minutos e meio para o encerramento: 54 a 52. O Botafogo sentiu o golpe e aí foi a equipe catarinense aproveitou. Durval e Gigante encaminharam a vitória nos tiros livres, o time abriu a maior vantagem até então e fechou o confronto em 61 a 54.

O técnico da equipe brusquense, Alexandre Barros, o Bicudo, ressaltou o espírito do grupo. Ele diz que desde o início do trabalho o objetivo era ter uma equipe forte, que se entregasse dentro de quadra. “E hoje estes jogadores mostraram muita personalidade. Se doaram ao máximo em busca do resultado diante uma grande equipe. E é isso que nos deixa muito contentes, pois passaram esse espírito dentro da quadra para a torcida, que vibrou, torceu e também foi muito importante”, destaca.

O presidente da Federação Catarinense de Basketball, Oscar Archer, prestigiou o confronto e destacou o nível do duelo. “É isso que estamos precisando em Santa Catarina, e Brusque, hoje talvez esteja um pouco mais adiantada. Queremos ter um bom produto e bons jogos como este para voltarmos a ter um basquetebol forte para projetarmos nossas equipes no cenário nacional. Que venham as semifinais”, projetou.