Adiamento de votação do projeto que reduz vereadores em Brusque pode fazer proposta caducar
Restam menos de três meses para fim do prazo que a Câmara de Vereadores tem – se tiver interesse – para votar o projeto de lei que reduz o número de vereadores de 15 para 11, para que a mudança possa valer para a eleição de 2020.
Esse prazo, agora, foi cortado em um terço, já que o vereador Alessandro Simas (PSD) pediu adiamento da votação para que se possa “ouvir a população” em uma enquete no site do Legislativo.
O adiamento pode levar o projeto a caducar, tendo em vista o histórico da atual legislatura de postergar a votação de temas polêmicos.
Além do risco de que o projeto não seja votado a tempo, a propositura de enquete como instrumento para ouvir a opinião popular não tem base sólida.
É notório que a maior parte da população, insatisfeita com a classe política em geral, apoia a redução do número de cargos. Por outro lado, usar uma enquete no site da Câmara como embasamento para qualquer decisão é risível: na última realizada, participaram 51 pessoas, de um universo de 125 mil habitantes.