Administrador do Distrito de Karlsruhe entrega prêmio de sustentabilidade para Brusque

Comitiva da cidade está em viagem técnica na Alemanha

Administrador do Distrito de Karlsruhe entrega prêmio de sustentabilidade para Brusque

Comitiva da cidade está em viagem técnica na Alemanha

A comitiva brusquense que está em viagem técnica na Alemanha recebeu da mão do administrador do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, o troféu de primeiro lugar no 13º Prêmio Anual de Sustantabilidade Alemã, Deutscher Nachhaltigkeitspreis (DNP), principal convenção internacional sobre o tema. O município conquistou a premiação no ano de 2020, quando empatou com Rhuango, de Ruanda, e sua parceira alemã, Landau.

O troféu foi entregue somente neste ano devido à pandemia mundial de Covid-19, que impossibilitou a viagem entre os representantes alemães e brusquenses.

“Para nós é uma honra receber esta premiação, hoje pessoalmente, que reconhece o trabalho que vem sendo realizado em uma grande parceria, entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe. Nós estamos cada vez mais engajados na troca de conhecimento, aquisição de novas tecnologias para resolver problemas relacionados à mobilidade, meio ambiente e infraestrutura, que ainda temos muito a alcançar”, destacou o secretário da Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina.

De acordo com o secretário, a parceria é uma grande oportunidade para o município na busca por novas soluções. “Podemos ver aqui na Alemanha, com a experiência deles, erros e acertos que eles tiveram ao longo dos anos, diferentes soluções para que possamos adaptar à realidade da nossa região. Além de, buscar recursos por meio de investimento de empresas daqui para nossos projetos”, avalia.

Ao fazer a entrega da premiação, Schnaudigel ressaltou a importância da parceria climática. “Estou muito feliz em recebê-los e saber o quão proveitosa está sendo a visita de vocês aqui. Fico feliz que já exista uma boa relação entre nós. Vamos manter esta boa relação e continuar trabalhando forte no projeto”.

Coordenadora do projeto no Brasil, a superintendente da Fundema, Ana Helena Boos, afirma que a premiação é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado. “Ficamos felizes em receber, agora fisicamente, este troféu, pois é a representação de que nosso trabalho, realizado há anos, tem dado certo”.

A engenheira ambiental, Amabilly Schwambach, que está no projeto desde o início, falou sobre o momento. “Naquele momento e, também ontem, foi uma alegria imensa. Sabemos que temos um grande caminho a percorrer, mas temos um grande sentimento de realização. Saber que nosso projeto tem feito a diferença também nos motiva a seguir trabalhando e buscando por recursos para realizar novos projetos em prol da sustentabilidade da nossa cidade”.

A viagem da comitiva brusquense para a Alemanha é custeada por meio do projeto 50 Parcerias pelo Clima, que iniciou em 2016 e já possibilitou, além da implantação do Atlas Solar, outros projetos como: substituição da iluminação pública por LED, intercâmbio entre os estudantes e o mais recente, aprovado em 2023, o projeto Brusque Cidade Guardiã das Abelhas, que recebeu um fomento de 27,5 mil euros.

Leia também:

1. El Niño e seu impactos em SC no inverno; meteorologista explica
2. Com “benção” de Temer, Ari Vequi viaja a Brasília para tratar de cassação com os grandes do MDB
3. Correios justificam demora em entregas por “grande expansão” de Brusque; entenda
4. Arraiá Solidário: confira seis coisas para fazer em Brusque neste fim de semana
5. Professora de Jornalismo da Ufsc interrompe aula para ajudar aluno a comprar ingresso para show de Taylor Swift


Assista agora mesmo!

“Comunidade usa sino para espantar tempestades no Lageado Alto:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo