Novo administrador do Hospital Azambuja se reúne com representantes da Prefeitura de Brusque
Primeiro contato é considerado positivo pelas partes, que deverão assinar novo contrato em março
Primeiro contato é considerado positivo pelas partes, que deverão assinar novo contrato em março
Integrantes da prefeitura se reuniram com o recém-empossado administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, e diretores na última quinta-feira, 18. O encontro teve caráter de apresentações de parte a parte, mas também marca o começo da relação entre a instituição e o poder público, que terão de renovar o contrato atual até março.
Segundo o prefeito Jonas Paegle, o encontro foi eminentemente diplomático. Serviu para que Roza, oriundo de Rio do Sul, no Alto Vale, conhecesse a cúpula da administração municipal.
Paegle trabalha há anos no Hospital Azambuja. Ele repassou o conhecimento da história da instituição para Roza. “Contei a história desde o padre Albano”, afirma Paegle.
Roza já tem experiência em administrar hospitais no Alto Vale. Paegle diz que o profissional é experiente e será importante nas negociações.
O clima ameno da reunião contrasta com o pé de guerra que marcou o fim do ano passado – quando o hospital ameaçou deixar de atender via SUS casos não-emergenciais. A prefeitura também bateu o pé e não aceitava aumentar os repasses. A solução veio da Câmara, que adiantou a devolução de recursos à prefeitura.
A expectativa das duas partes é que a renegociação do contrato seja mais tranquila. “Acredito que o município tem suas condições, e o hospital as suas necessidades”, diz Roza, destacando que o relacionamento é bom e não há problemas à vista.
O secretário de Saúde, Humberto Fornari, também participou do encontro. Mais técnico, ele aproveitou e comentou extraoficialmente com Roza a intenção de que parte dos repasses seja aproveitado não só no atendimento de urgência e emergência, mas em consultas e procedimentos eletivos.
“Tivemos uma conversa mais voltada à parceria. Citei bastante que queremos trabalhar em parceria”, ressalta Fornari. Roza assumiu o cargo no hospital após a saída de Fabiano Amorim, em 2017.