Adolescente de Brusque sonha em participar do DVD de Os Monarcas
João Vitor Zabel participa de concurso que seleciona jovens para participar da gravação
João Vitor Zabel participa de concurso que seleciona jovens para participar da gravação
João Vitor Zabel, de 15 anos, está concorrendo com cerca de 140 jovens que querem participar da gravação do DVD dos 45 anos da banda gauchesca Os Monarcas. A promoção realizada pela produtora do grupo iniciou no dia 4 deste mês e encerra neste sábado, 30.
Para participar, os interessados precisam ter de sete a 16 anos, enviar um vídeo com até dois minutos, dizendo qual é o seu ídolo da banda, além de tocar uma música de Os Monarcas. Os dez vídeos mais curtidos, divididos por fãs de cada integrante da banda, participará do DVD, que deverá ser gravado no começo do segundo semestre deste ano em Porto Alegre (RS). O resultado dos vencedores será divulgado somente no dia 30 de maio.
Até quinta-feira, 28, Zabel possuía cerca de 2 mil curtidas, 1,6 mil compartilhamentos e 80 comentários. Ele, que é estudante, sonoplasta e toca gaita desde os 12 anos, conta que desde pequeno a família cultiva a música gauchesca e que admiram a cultura do Rio Grande do Sul.
O adolescente, que é morador do bairro Ponta Russa, afirma que quando soube da possibilidade de participar da gravação, decidiu se inscrever, com a música Alma de Pampa. O ídolo escolhido é o gaiteiro Varguinhas. “Nasci escutando eles e foram Os Monarcas que me inspiraram a tocar. Pra mim seria um sonho poder gravar com eles”. No entanto, ele está ciente da concorrência. “Muita gente boa mandou material. E as crianças menores chamam mais atenção. Mas estou confiante”.
Zabel diz que ainda não teve a oportunidade de conhecer os músicos pessoalmente, mas sempre escutou as canções. Além da Alma de Pampa, ele gosta também a Vaneira Grossa. O grupo Rodeio, Os Serranos e Chiquito & Bordoneio também estão entre as bandas que o adolescente mais admira.
Atualmente, o morador de Brusque faz aula de gaita com Beto Bailanta semanalmente e afirma que busca se aperfeiçoar cada vez mais na música, pois pretende seguir a carreira. “Quero tocar em grandes bandas. Este é o meu sonho”, revela. Zabel diz que com o vídeo já começou a surgir algumas especulações. “Eu não imaginava que teria tanta repercussão. Estou muito feliz”. O adolescente ainda solicita o apoio das pessoas. “É preciso que entrem no link do vídeo, curtam e compartilhem”.
Expectativas superadas
O produtor da promoção, José Carlos Valêncio, da “Midia A Produtora”, de Porto Alegre, conta que o número de participações superou as expectativas. Ele afirma que a empresa recebeu o cadastro de 140 jovens e que mais de 300 mandaram material, mas que por não estarem de acordo com o regulamento foram desclassificados. Em geral, os inscritos são dos estados do Sul e de São Paulo, Mato Grosso e ainda do Paraguai. “Recebemos uma média de 20 vídeos por dia”.
Valêncio explica que o objetivo do Os Monarcas é fortalecer a banda junto às crianças e jovens. “É um projeto novo que busca mostrar essa história tão nobre e bonita de uma maneira diferente. Possibilitar aos pequenos fazer parte destes 45 anos”. Ele atesta que é emocionante receber as produções e que mesmo com a qualidade dos aparelhos de celular, há vídeos que os fazem chorar. “Estamos embriagados”, afirma.
Saiba mais
Os Monarcas é uma banda de música regionalista gaúcha, com uma das carreiras mais longas da música regional do Rio Grande do Sul. Criado em 1972, em Erechim, o grupo gravou 36 discos (vinis e CDS) e dois DVDs.
Quer ajudar João Vitor?
Para ajudar João Vitor Zabel a participar da gravação dos 45 anos de Os Monarcas, basta curtir e compartilhar o vídeo postado no Facebook da banda Os Monarcas. Clique aqui para ver o vídeo.