X
X

Buscar

Adolescentes e jovens ultrapassam os 16% da gestações em Brusque

Números preocupam Secretaria de Saúde, já que gravidez na adolescência sempre é de alto risco

Ela foi mãe aos 16 anos – Crédito: Sarita Gianesini
Segundo o Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento do DataSUS para Brusque, das 2.098 gestações em curso no município, 341 são de jovens entre 10 e 19 anos. Destas, 9 são gestações de meninas com idade entre 10 e 14 anos e as 332 restantes são em adolescentes de 15 a 19 anos.
A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Estela Maris Ribeiro, afirma que o número é alto e preocupante, uma vez que a gestação na adolescência é de alto risco. 
– Sabemos de lugares do município onde precisamos ter mais atenção. Nossos maiores índices estão no Steffen, Limeira e rua Nova Trento.
 
São trabalhadas duas frentes: prevenção e atendimento prioritário para as jovens gestantes. Por isso, a diretora reforça que a porta de entrada para o atendimento é a unidade de saúde do bairro. Como gestação de risco, ocorre o encaminhamento para a Clínica da Mulher, que fica na Policlínica Central, onde a adolescente vai ter atendimento prioritário. 
O ginecologista e obstetra André Fernandes Lins, explica que como na adolescência o sistema reprodutivo ainda está em formação e os ciclos menstruais ainda estão se estabelecendo, a gravidez neste período traz alguns riscos. 
– Parto prematuro, pressão alta, abortamento. Além da questão emocional, que é tão importante quanto a física.
O médico acrescenta que adolescentes grávidas são incluídas em um grupo de alto risco pela situação física, emocional e financeira. 

**Na edição de amanhã do MDD, confira mais informações sobre os programas de prevenção em Brusque e conheça histórias de adolescentes que engravidaram na adolescência.