X
X

Buscar

ADR Brusque realiza segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional

O tema do encontro foi “Turismo Regional”, abordado pelo presidente da Santur

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque realizou na segunda-feira, 3, em sua sede, a segunda reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Brusque. O tema do encontro foi “Turismo Regional”, com palestra ministrada pelo presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Rubens Walendowsky.

O secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, abriu a reunião Ewaldo explicando que a vaga destinada às entidades civis não está vinculada ao nome indicado e sim à entidade.

Por isso, é necessário que, quando o titular não puder comparecer, a reunião do Conselho indique um representante que o substitua na ocasião”, disse. Ristow também informou que a Secretaria de Estado da Agricultura irá destinar uma roçadeira mecânica para a Agência e que o equipamento ficará a disposição dos municípios.

Ristow Filho também convidou os prefeitos e entidades para participarem no dia 11, no auditório da ADR Brusque, da reunião sobre a programação do projeto Mulher, Viver sem Violência, que estará com sua unidade móvel na região ainda no mês de abril.

Walendowsky iniciou dizendo que a Santur é uma entidade de promoção do turismo de Santa Catarina no mercado nacional e internacional. O Ministério do Turismo definiu em 2016 novas regiões turísticas do Brasil.

Santa Catarina passou de 10 para 12 regiões turísticas: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale do Contestado, Vale Europeu, e as novas: Caminhos do Alto Vale e Vale das Águas. O Conselho Estadual do Turismo encaminha para o Ministério a sugestão, mas são os municípios que, em conjunto, definem sua própria região. A participação dos municípios também aumentou de 132 para 184 em 2016.

Para ele,é preciso saber diferenciar roteiro turístico de região turística. O roteiro pode ser definido a partir das regiões já existentes. Valdir também destacou a necessidade de ter um operador receptivo, que saiba descrever os detalhes para montar um bom roteiro.

Segundo o presidente, a duplicação da SC-486, rodovia Antônio Heil vai trazer uma grande evolução para a região. Por isso é fundamental que todos os municípios comecem já a se preparar para a demanda que pode ser explorada através do turismo. “Hoje, o turismo em SC representa 12% do Produto Interno Bruto. No verão, são cerca de 600 mil pessoas trabalhando na área de turismo”, relatou.

Walendowsky citou o exemplo do Parque Beto Carrero World, que em 2016 recebeu cerca de 2 milhões de visitantes. Para 2022, a expectativa de turistas é de 6 milhões. “Essas pessoas estarão na região, e a região precisa estar preparada para receber bem esses turistas. Por isso é fundamental o planejamento hoje”, finalizou o presidente da Santur.

Além dos prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e entidades da região, a reunião contou com a presença de uma comitiva do município de Itabuna, na Bahia, liderada pelo prefeito Fernando Gomes.

O próximo encontro do CDR está marcado para o dia 8 de maio, em Nova Trento. A palestra ficará a cargo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que mostrará todo o trabalho realizado pelo órgão no estado.