Advogado brusquense escreve livro com reflexões e contestações em temas atuais
Ricardo Vianna Hoffmann reúne 17 textos em Pense Nisso; edição poderá ter sequência em 2021
O advogado brusquense Ricardo Vianna Hoffmann chama o leitor para refletir sobre diversos temas atuais em 17 textos no livro Pense Nisso, da editora da Unifebe com recursos próprios do autor. Sob a ótica dos Direitos Humanos, os escritos, produzidos longe da linguagem jurídica, trazem debates sobre variados assuntos: violência contra a mulher e contra pessoas LGBT+, gestores públicos, Operação Lava-Jato, educação, questões relacionadas a povos indígenas e pessoas em situação de rua, entre outros.
Há artigos inéditos e também alguns já publicados em coluna para a qual Hoffmann escrevia em O Município. Há crônicas, um texto que mescla com ficção, com diferentes teores e pesos a cada crítica ou provocação.
“São textos com outro olhar, evitando a linguagem técnica. A ideia é provocar a reflexão, fazer as pessoas pensarem. Não precisa concordar, o objetivo não é trazer a verdade absoluta. Mas é fazer as pessoas refletirem sobre estes temas. Um contraponto aos discursos de ódio das redes sociais”, resume o autor.
A cada texto, Hoffmann tenta chamar o leitor para a reflexão e para diversas discussões. Desconstrução de preconceitos de raça e gênero, atuações de gestores públicos e suas funções, questões de educação. O senso comum e as ideias equivocadas sobre o que são os Direitos Humanos também são abordados na obra.
Em leitura acessível, clara e direta, os textos são, de fato, permeados pelos Direitos Humanos, com passagens pelo Direito Constitucional. Entre as referências e inspirações do brusquense, estão o filósofo Mário Sérgio Cortella e a jurista Flávia Piovesan, que é membro da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos.
O livro tem prefácio de Raquel Schöning. A princípio, os exemplares não estão à venda, e têm sido distribuídos para amigos e alunos de Hoffmann. Contatos para a aquisição podem ser feitos pelo e-mail rvhoffmann.adv@gmail.com.
Ricardo Vianna Hoffmann é professor do curso de Direito da Unifebe, com graduação em filosofia pela instituição em 2008. É licenciado em estudos sociais, também pela Unifebe. É bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí (atual Univali) em 1983. Possui duas especializações, foi presidente da Sociedade Esportiva Bandeirante e presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB Brusque.