Advogado do homem detido em Brusque suspeito de furtar animais e praticar estelionato se manifesta
Homem foi localizado após investigação da Polícia Civil; crime ocorria em vários estados do Brasil
Um morador de Brusque suspeito de furtar animais por vários estados do Brasil foi detido na manhã desta quarta-feira, 15. Além dele, uma mulher, que seria prima dele, também é procurada por ser suspeita de participar dos atos. De acordo com informações preliminares, ela é moradora do município de Balneário Camboriú.
Além de furtarem os animais, os dois também são suspeitos de praticarem estelionato. De acordo com as vítimas, eles forjavam os pagamentos dos animais que eram vendidos em sites de comercialização e grupos nas redes sociais.
Advogado se manifesta
Luiz Antônio Vogel Júnior, advogado que está defendendo o suspeito, disse que o cliente nega todas as acusações e esclarece a sua versão.
“Conversei com ele sobre o caso e ele nega todas as acusações. Ele disse já ter tido um problema parecido com esse no passado, quando ele ainda era menor de idade, mas isso já estaria resolvido segundo o que ele me passou”, disse o advogado.
Ainda segundo Luiz, sobre os fatos mais recentes, o suspeito teria tomado conhecimento pois uma terceira pessoa teria realizado o ato.
“Ele estava no carro quando isso aconteceu mas não participou do ato. Existem filmagens que demonstram isso. Ele não soube apontar quem é no momento, mas pode me dizer que se trata de uma moça”, finalizou o advogado.
Perguntado sobre quais seriam os próximos passos, o advogado disse que terá que aguardar para ver de fato, quais são as queixas das pessoas que realizaram as denúncias e qual seria o relacionamento dele com os crimes pelos quais está sendo apontado como autor.
Relatos
“Eles vieram até minha casa e pegaram meu cachorro. Na hora do pagamento eu virei as costas rapidamente e eles fugiram na hora. Sou de Curitiba e estou desesperada. Vim até Brusque para ver se conseguimos prender estes dois”, disse uma das vítimas que não quis se identificar.
O suspeito foi detido na manhã desta quarta-feira, 14, na residência onde mora com a mãe no bairro Jardim Maluche, em Brusque.
Na ocasião, um grupo dos donos dos animais que foram levados foi até a residência em busca dos animais e chamaram a polícia para deter o jovem. Estima-se que mais de 70 animais foram furtados em um período de no mínimo cinco anos.
“Fizemos um cerco hoje pela manhã quando identificamos onde ele morava. Como ele não quis sair de casa para conversar com a gente e a mãe dele nos ameaçou, chamamos a polícia para realizar os procedimentos”, disse uma das vítimas lesadas.
Mulher diz que não sabia das ações do filho
A mãe do jovem, que estava na delegacia, falou com exclusividade ao jornal O Município. Ela disse que não sabia dos atos do rapaz e que colaborou com a polícia.
“Estou devolvendo os animais que estavam lá em casa. Eu não sabia o que estava acontecendo, meu filho simplesmente aparecia com os animais”, disse.
Estima-se que os animais foram furtados em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná entre outras regiões e estados do país.
“Além de tudo isso, ele também falsificava documentos, ou seja, era muito difícil encontrá-lo”, disse uma vítima de Sombrio, no Sul de Santa Catarina.
Os animais furtados eram de maioria de raça. Além de cachorros, gatos também foram levados.
“Só da região próxima daqui de Brusque, contabilizamos mais de R$ 60 mil de prejuízos entre os donos. Se conseguirmos os números do resto do pessoal, com certeza passa dos R$ 100 mil”.
O jovem está detido na Delegacia da Polícia Civil. Algumas vítimas dos estelionatos e furtos estiveram no local. De acordo com informações de outras vítimas, o jovem teria praticado golpes em outras pessoas e empresas como docerias, pizzarias e até artistas de artesanatos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube