Aficionados por Star Wars lotam salas de cinema de Brusque para estreia de O Despertar da Força
Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força será exibido no Cine Gracher nos primeiros minutos desta quinta-feira
Após meses de ansiedade, o tão aguardado dia chegou. Fãs do mundo todo poderão acompanhar a estreia mundial de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, no primeiro minuto desta quinta-feira, 17.
Os ingressos para a sessão legendada, no Cine Gracher, já estão esgotados e restam poucos disponíveis para a sessão dublada. Em ambas as salas, o filme será exibido à meia-noite, em 3D.
O administrador do Cine Gracher, Carlos Burigo, afirma que a expectativa do cinema para a exibição do filme é muito boa. “Tivemos uma boa procura na pré-venda dos ingressos. Star Wars sempre traz um público fanático ao cinema e, também esperamos aqueles que serão atraídos pela curiosidade sobre o filme. Já adianto que o filme está muito bom e mesmo aqueles que nunca assistiram a nenhum conseguirão entender a história”, diz. “É importante lembrar que a sessão de estreia é a meia-noite de quinta-feira, portanto, as pessoas devem se dirigir ao cinema às 23 horas de quarta-feira”.
Ronie Staack, proprietário da Fantoy – empresa brusquense especializada na venda de artigos colecionáveis pela internet – afirma que com o lançamento do novo filme da saga, a procura por itens dos personagens do filme aumentou consideravelmente. “Já nos antecipamos no começo deste ano porque sabíamos que teríamos bastante procura. E foi muito mais do que esperávamos”, diz.
No entanto, ele explica que a venda em si, acontece meses após o início da exibição do filme. “É após o filme que a pessoa vai consumir o produto, por isso, ainda não temos os resultados de venda. Tem um delay de dois, três meses para começar a vender. A venda aumenta ainda mais quando o filme vai para a televisão, na Sky, no Telecine, sentimos um novo resultado. Nós estamos preparados”.
De acordo com o empresário, o fã de Star Wars é diferente. “Ele é um apaixonado, bem diferente dos fãs de Vingadores, por exemplo, que gostam do filme, esses são fãs novos. Já Star Wars tem fãs desde a década de 1970, quem era fã naquela época, continua, e só aumenta o número de fãs”.
Na Fantoy, o personagem da saga mais procurado pelos fãs é o vilão, Darth Vader; seguido pelo Cavaleiro Jedi, Luke Skywalker, os Stormtroopers – a tropa de elite do Império Galático -, o Yoda – um dos mais poderosos Mestres Jedi – e os robôs R2-D2 e C-3PO. “Por mais que seja o Harrison Ford, o personagem dele, o Han Solo, cai como secundário. Foi o único ator que ficou famoso depois do filme, mas é um personagem muito secundário na parte de venda. No filme, ele tem papel super importante, mas na venda de colecionáveis ele não vinga tão bem”.
Brusquense apaixonado pela saga
O gerente administrativo Felipe Kistenmacher Alvarez, de 27 anos, é um desses fãs apaixonados pela saga. Ele tem uma grande coleção com itens dos filmes, incluindo, uma fantasia completa do vilão Darth Vader e outra de um Stormtrooper.
A paixão por Star Wars surgiu ainda na adolescência. “Eu sempre gostei muito de filmes, por isso, frequentava muita a locadora. Lá sempre tinha filmes passando na TV e, em uma dessas vezes, vi uma cena de Star Wars e me interessei. No mesmo dia eu aluguei e gostei”, lembra.
Nascia, então, mais um fã da saga. “Eu assisti a primeira trilogia. Isso foi em 1998, e por coincidência, em 1999, lançaram mais um filme da série. Nessa época, os bonecos da primeira trilogia começaram a ser relançados e foi quando eu comecei a comprar”, diz.
Dos seis filmes já lançados, Alvarez prefere os três primeiros: Star Wars, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi. “Os três novos filmes eu não gostei, por isso, na minha coleção, só há personagens da trilogia antiga”.
O fã já garantiu o seu ingresso para a estreia mundial do sétimo filme. “Eu estou com mais medo do que ansiedade. Como não gostei dos três últimos filmes, tenho medo de não gostar desse. Tomara que eu goste, afinal, é uma paixão da minha vida”.
Os itens mais caros de sua coleção foram comprados apenas depois de adulto. “É tudo muito caro, então meus pais não gostavam de comprar nada relacionado a Star Wars. Quando eu comecei a ganhar o meu dinheiro é que fui investindo”.
O item mais caro da coleção foi a fantasia de Darth Vader, que custou quase R$ 5 mil. O brusquense também já fez parte do fã-clube oficial da saga no Brasil e, sempre que tem a oportunidade, compra um novo item para sua coleção. “Sempre tento comprar algo, hoje está mais difícil, porque o dólar está muito alto, mas quando viajo, alguma coisa eu sempre trago”, diz.
Sobre Star Wars
O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars, em 25 de maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenômeno mundial de cultura popular. Foi seguido por duas sequências: O Império Contra-Atraca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos.
Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia conhecida como trilogia prequela começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005.
Em 2012, a Walt Disney Company comprou a Lucasfilm por U$S 4 bilhões e anunciou uma nova trilogia de filmes, sendo que o primeiro capítulo dessa nova fase, sob o título de O Despertar da Força, será exibido nos primeiros minutos desta quinta-feira. Diferente das outras, esta nova trilogia terá um intervalo de dois anos entre um filme e outro.