X
X

Buscar

Agência da Receita Federal em Brusque deve ser mantida, diz delegado regional

Órgão passará por reorganização interna, com o fechamento de algumas unidades

A Receita Federal passará por uma reorganização e enxugamento em todo o país, com o fechamento de algumas unidades a regionalização de serviços. No entanto, a agência de Brusque não deverá ser atingida por esse processo, segundo Daniel Carlos, delegado regional do órgão em Blumenau.

Carlos afirma que alguns critérios objetivos estão sendo analisados internamente para definir quais unidade serão encerradas. Brusque é a segunda mais importante na regional de Blumenau, por isso não deve entrar na lista.

Veja também:
Pesquisa detecta agrotóxicos na água encanada de Brusque, mas quantidade é baixa 

Cinco são presos pela morte de homem baleado em São João Batista

Moradores de rua voltam se concentrar na praça Gilberto Colzani, no Centro de Brusque

“É um ponto de atendimento forte, com quase 3,5 mil atendimentos ao mês, então seria quase inviável fechar uma agência como a de Brusque. Para a agência de Brusque, está fora de cogitação”, declara o delegado regional da Receita.

Além de atender a cidade, a agência local também abrange Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Major Gercino, São João Batista e Canelinha.

Regionalização
Segundo Daniel Carlos, a Receita estuda neste momento o que será feito. Mas o que deve ocorrer é a regionalização dos processos de trabalho, com o objetivo de enxugar o tamanho do órgão, que é o maior dentro do guarda-chuva do Ministério da Economia.

“Esse processo está em andamento e o desenho da nova estrutura será definido em regimento interno, que deve ser publicado até final de abril e terá vigência em julho”, explica o delegado regional.

No ano passado, a Receita fechou 25 agências em 15 estados por falta de orçamento. Em Santa Catarina, somente a de Videira foi encerrada.

A regionalização é, também, uma forma de aproveitar melhor o quadro de funcionários porque não há previsão de abertura de concursos no futuro próximo.

Operações e arrecadação
A Receita Federal cuida não só das questões de imposto, mas também realiza fiscalizações tributárias. Daniel Carlos diz que, no ano passado, o foco foi Blumenau e o Alto Vale, nos arredores de Rio do Sul.

Veja também:
Produtoras de chocolate da região têm pouca sobra para promoções pós-Páscoa 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Blumenau e Brusque terão shows nacionais nos próximos dias

Neste ano, a Receita Federal regional pretende continuar com o trabalho de fiscalização e também focar em Brusque e nos municípios do entorno.

Com essas operações e o trabalho interno, a regional conseguiu aumentar a arrecadação em 8% e atingir R$ 7,67 bilhões. O acréscimo foi generalizado, mas foi mais forte em Blumenau, Brusque, Pomerode e Timbó.

A delegacia regional de Blumenau é a quarta mais importante da 9ª Região Fiscal, que compreende Paraná e Santa Catarina. Fica atrás só de Curitiba (PR), Florianópolis e Joinville.