Aglomeração de adolescentes em praça chama atenção nas redes sociais; Prefeitura de Brusque se manifesta
Vídeo de uma festa na Praça Sesquicentenário circula pelas redes; situação é frequente para fiscalização do município
Vídeo de uma festa na Praça Sesquicentenário circula pelas redes; situação é frequente para fiscalização do município
O vídeo de uma festa na Praça Sesquicentenário, em Brusque, circula pelas redes sociais. No registro, adolescentes se reúnem sem máscara de proteção e sem respeitar o distanciamento social adequado no combate da Covid-19. Ainda, fazem uso de bebida alcoólica e som alto.
De acordo com o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Rodrigo Cesari, a pasta não tem certeza se as cenas do vídeo são recentes, mas a situação é comum e causa dificuldade para a equipe de fiscalização.
Ele conta que um caso aconteceu na tarde deste sábado, 29, e se repetiu de forma mais branda no domingo, 30. Cesari ressalta que estes encontros, proibidos por decreto municipal, são frequentes nos fins de semana.
Neste sábado, ele explica que a equipe da fiscalização foi até o local diversas vezes para abordar os jovens. “Quando a gente vai, ele saem. Mas quando viramos as costas eles voltam, é uma dificuldade muito grande”, conta.
O diretor-geral acrescenta ainda que um dos jovens chegou a enfrentar um dos fiscais. Então, foi pedido apoio da Polícia Militar. “Quando a gente chega, não conseguimos nem abordar, eles saem correndo. Eles sabem, que estão errados. Eles até usam bebida alcoólica, utilizam o espaço de maneira inadequada”, completa.
Cesari ressalta o pedido aos pais para que ajudem a Secretaria de Saúde a conscientizar os adolescentes que é proibido este tipo de aglomeração.
A Secretaria de Saúde disponibiliza um canal de comunicação exclusivo para denúncias referentes ao descumprimento das medidas de restrição e segurança devido a pandemia de Covid-19.
Por meio do número (47) 98812-0677, por mensagem no aplicativo WhatsApp, é possível denunciar a realização de festas, consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, irregularidades no comércio e testados positivos fora do isolamento social, entre outras situações.