Agora sim! Brusque precisa de vitória simples para se classificar à próxima fase da Série C
Marreco precisa vencer Londrina ou Tombense (MG); se perder ambas, seguiria correndo riscos quase ignoráveis
Após o suado empate em 2 2 contra o lanterna do Grupo B, Boa Esporte (MG), o Brusque está finalmente a uma vitória de garantir a classificação de forma matemática à segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, com três rodadas de antecedência. Para obter o carimbo, precisará enfrentar o Londrina, quarto colocado, no estádio do Café, às 19h deste sábado, 14.
Se tivesse vencido o Ituano em 29 de outubro ou mesmo o Boa Esporte, nesta segunda-feira, 9, o Marreco ainda não teria garantido a vaga. Logo após uma eventual vitória sobre o Galo ou sobre a Coruja (depois da derrota em Itu), havia combinações matemáticas possíveis (e bem improváveis) para deixar o Brusque de fora.
Vencer Londrina ou Tombense (MG), fora de casa, nas próximas duas rodadas, garante a vaga, por se tratarem de adversários diretos. No entanto, a depender de uma série de combinações que beira o impossível, a matemática permite que o Brusque esteja fora do G-4 mesmo se terminar a primeira fase com 31 pontos.
Para se perder desta forma, o Marreco precisaria perder diante dos paranaenses e dos mineiros, obtendo uma vitória e uma derrota para Volta Redonda (RJ) ou Criciúma, nas duas últimas rodadas.
Virtualmente classificado, o Brusque é o líder isolado do Grupo B da Série C, com 28 pontos, quatro a mais do que o vice-líder, Ypiranga (RS). Na classificação apenas do returno, a equipe está na sétima posição, sem vencer há três partidas. São uma vitória, três empates e uma derrota.
O Londrina não vence nem marca gols há duas partidas. Na 13ª rodada, empatou em 0 a 0 contra o Boa Esporte, em Varginha. Na 14ª, foi derrotado por 1 a 0 para o São Bento (SP), outro integrante da zona de rebaixamento, em Sorocaba.
Se terminasse hoje
No papo “se a primeira fase da Série C terminasse hoje”, o Brusque enfrentaria Remo, Tombense e Paysandu em seu grupo. As equipes jogariam entre si em turno e returno, em pontos corridos. Os dois melhores colocados subiriam à Série B. O líder disputaria a final do campeonato.
Quebra de recorde
Se vencer suas próximas quatro partidas, o Brusque ultrapassaria a campanha de 39 pontos do Fortaleza, de 2012. Até hoje, é o melhor desempenho de uma equipe neste formato da primeira fase da Série C. Um forte candidato a quebrar a barreira é o Santa Cruz, atual líder do Grupo A com 31 pontos.