X
X

Buscar

Agosto/2016 está sendo um mês mais frio em Brusque se comparado a anos anteriores

Este agosto/2016 está sendo frio em Brusque, prova disso são as constantes temperaturas com valores baixos registrado principalmente nas madrugadas bem como pelo amanhecer. Em consequência disso, a média parcial deste mês está bem inferior se comparado aos anos anteriores neste mesmo período. Minhas estações estão registrando um valor parcial, neste primeiros 13 dias do mês de 17,2ºC. Se comparado a agosto/2015, tivemos na ocasião, 22,5ºC  neste mesmo período, ou seja, mais de 5ºC acima. E vem mais frio por aí. Segundo dados extraídos junto a Meteorologista Laura Rodrigues, profissional da Epagri/Ciram, a temperatura declina novamente, com geada nas áreas altas do Estado entre os dias 19 e 23, por influência de massas de ar polar, voltando a ficar mais elevada a partir do dia 24. Ainda segundo Laura, este quadro climático atual de tempo seco presente por nossa região deverá se estender por este final de semana, já na segunda teremos aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite, devido a passagem de outro sistema de chuva por SC. Risco de temporal isolado com granizo, especialmente do Oeste ao Planalto. 


Dados do tempo em Brusque neste sábado 

Nosso município teve mais uma madrugada gelada, valores mínimos ficando entre 6ºC e 9ºC. O sábado foi marcado pela presença do sol, que predominou de forma absoluta pelos céus de nossa região, com certo aquecimento na parte da tarde, quando tivemos picos máximos ficando entre 22ºC e 24ºC. Os ventos com fraca/moderada atividade, rajadas com 13,0 km/h.

A seguir, trago os valores de temperaturas extremas observadas hoje em nossa cidade, com dados extraídos das minhas estações, fixadas nos referidos locais abaixo por mim citado em anexo:

  • 8,8ºC com 23,7ºC/Bairro Rio Branco
  • 9,2ºC com 23,6ºC/Bairro Centro
  • 6,7ºC com 22,7ºC/Bairro Santa Luzia

Curiosidade: Ontem,12, na estação do Parque Nacional do Itatiaia,Resende/RJ, fez -13,3°C, sendo a segunda menor temperatura já registrada no Brasil. A menor continua sendo em 1952, junho, em Caçador-SC/Inmet com -14,0°C. (Via Climaterra)