Águas Negras vence Elitte nos pênaltis e é campeão de futsal feminino em Botuverá
Em final cheia de emoção, equipe correu atrás do placar e conquistou o título
Em final cheia de emoção, equipe correu atrás do placar e conquistou o título
A equipe do Águas Negras é a grande campeã do Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Botuverá. O time venceu o Elitte nos pênaltis, na final disputada neste sábado, 15, no ginásio do Imigrante, com 2 a 0 nas penalidades após empate em 4 a 4 no tempo normal.
O grande nome do jogo foi Aline Bósio. Numa disputa em particular com Taiane, do Elitte, ela anotou os quatro gols de sua equipe no empate em 4 a 4 e foi fundamental na conquista do título. Aline terminou com 13 gols, contra h11 da adversária, que balançou as redes em uma oportunidade na decisão.
A goleira menos vazada foi Dani, do Galaxi. Com 12 gols sofridos em cinco partidas, ela recebeu a luva de ouro da competição. Sua equipe foi a terceira colocada, vencendo o equipe encerrou com a terceira colocação ao ganhar do Ourinho, por 7 a 0, na disputa pelo bronze. Jaine foi o nome do jogo, com quatro gols. Os outros foram de Josana (duas vezes) e Luana. Ao fim, o Galaxi ainda teve atleta Miriam Paloschi homenageada. Ela recebeu a bola do jogo das mãos do prefeito Alcir Merizio, por ser uma das precursoras do futsal feminino na cidade.
Depois do Galaxi golear o Ourinho por 7 a 0 na disputa pelo bronze, todas as atenções ficaram para o duelo entre Águas Negras e Elitte.
A final entre Águas Negras e Elitte começou quente. A camisa 5, Milene, e depois a camisa 12, Taiane, colocaram o Elitte com dois gols de vantagem nos 10 minutos iniciais. Na comemoração, Tai, uma das grandes destaques do campeonato, ainda fez uma homenagem a mãe, Nana, já falecida, que chegou a jogar com ela e foi sua grande inspiração no futsal. Mas, ainda no primeiro tempo, Aline diminuiu para o Águas Negras, fazendo o seu primeiro no jogo: 2 a 1.
Na etapa final, o duelo seguiu em aberto, mas o Elitte parecia encaminhar a conquista quando Luana recebeu lindo passe de Tai e fez o terceiro do time, faltando sete minutos para a etapa final: 3 a 1.
A equipe no entanto, mal pode comemorar o terceiro gol. A goleira Bruna deu bobeira pouco depois da saída de bola, Luiza roubou no meio da quadra e finalizou, com o gol aberto, em cima da defesa. Mas artilheira também tem que ter sorte. A bola sobrou para Aline, com o gol livre, diminuir: 3 a 2.
O gol animou o Águas Negras, que não demorou e, já na sequência, empatou a partida. Após cobrança de escanteio, Aline, inspirada, bateu por cobertura para fazer um lindo gol: 3 a 3. A camisa 5 consolidou a artilharia pouco depois ao virar a partida e levar a torcida à loucura: 4 a 3.
O Elitte sentiu o baque e teve dificuldades para criar. Mesmo assim, o time ainda chegou ao empate faltando cerca de três minutos para o fim do jogo. Após cobrança de falta, Luana deixou tudo igual: 4 a 4 e decisão encaminhada para os pênaltis.
Quem brilhou foi a goleira Suelen. A jogadora de linha, que atuou improvisada, pegou duas cobranças de pênalti. Primeiro a de Milane, e segundo a de Luana. Depois, Suelen viu Aline balançar as redes e ainda converteu o seu para sacramentar o título do Águas Negras por 2 a 0 nas penalidades.
O Campeonato Municipal de Futsal Feminino de Botuverá é uma promoção da Prefeitura de Botuverá, por meio da Secretaria de Esportes, Turismo, Cultura e Juventude. A competição não era realizada desde 2006.
“Não tem lugar parecido”: como Botuverá tornou-se caso raro de preservação do dialeto bergamasco no mundo: