X
X

Buscar

Ainda sem estreia de reforços, Brusque enfrenta Criciúma pelo Campeonato Catarinense

Partida será no estádio Heriberto Hülse; Brusque busca primeira vitória em cinco rodadas

O Campeonato Catarinense ainda está embolado e longe de uma definição, mas a partir desta, que é a quinta rodada do estadual, os objetivos das dez equipes participantes passam a ser traçados. Com o Brusque não é diferente, e a missão desta quarta-feira, 30, às 21h, não será nada fácil. O adversário da vez é o Criciúma, no estádio Heriberto Hülse, no Sul do estado.

Este confronto pode ser considerado direto, já que, se vencer, o Brusque encosta no próprio Criciúma e entra na briga pelo G-4. Já na derrota – ou mesmo após um novo empate – o quadricolor passa a encarar o dissabor de enfrentar a luta contra o rebaixamento, ao menos até que uma boa sequência de resultados recoloquem o time nos trilhos.

Novamente o técnico Marcelo Caranhato terá problemas para solucionar. Se no último domingo precisou lidar com a ausência de Zé Mateus, desta vez a preocupação é com as duas laterais: Airton, lateral-esquerdo, foi expulso e Edilson, lateral-direito, cumpre suspensão.

Segundo o comandante do clube, os reforços Vitor Junior e Maranhão não viajaram para Criciúma. “O Vitor é por condição técnica, e o Maranhão por problemas de documentação”. Dos não relacionados contra o Marcílio Dias, somente Valkenedy é novidade.

Montando o quebra-cabeças
Caranhato chegou ao Brusque no olho do furacão. Ao mesmo tempo que vive pressões interna e externa por vitórias, o técnico do Bruscão precisa montar o quebra-cabeças formado pela ausência de jogadores importantes, além de ter pouco tempo para treinar – o time jogou domingo, treinou segunda, viajou terça e joga na quarta. “Estou tentando não encher os atletas de informações. Informação é como o remédio, se você dá demais vira veneno”.

O comandante explicou que treinou quatro formações para encarar o Criciúma. “O certo era nem dar treino para esses jogadores que estão atuando em todas as partidas, mas é um sacrifício necessário. Próximo do jogo eu decido qual será o time oficial”.

Na lateral-esquerda, há uma tendência natural de que Cleiton, que foi contratado como lateral reserva, supra a ausência de Airton. Já na direita existe uma dúvida. O lateral-direito que ocupou a vaga de Edilson nos jogos-treino foi Marcus, garoto da base que pode ter a oportunidade de estrear no estadual.

Com isso, Zé, que cumpriu sua suspensão automática, tem a chance de voltar para o meio-de-campo. Resta saber qual peça sairia do tabuleiro, Gustavo ou Weverton. Karl, que também é segundo volante, é um dos atletas mais regulares, e dificilmente sai da equipe titular. Neste esquema, é possível esboçar a seguinte equipe: Zé Carlos; Marcus, Ianson, Neguete e Cleiton; Ruan, Zé Mateus e Karl; Gustavo (Weverton), Jefferson Renan e Hélio Paraíba.

Mas Caranhato pode optar por outra situação, que é a aposta de Zé Mateus na lateral-direita. Ele também exerce esta função e está à disposição. Neste caso, o técnico poderia manter radicalmente o mesmo time que enfrentou o Marcílio Dias, com as únicas mudanças de Cleiton e Zé Mateus nas laterais. No caso, a equipe contaria com os titulares: Zé Carlos; Zé Mateus, Ianson, Neguete e Cleiton; Ruan e Karl; Gustavo, Weverton e Jefferson Renan; Hélio Paraíba.

Centroavante e artilheiro do Catarinense, com quatro gols em quatro jogos, Hélio Paraíba está pendurado com dois cartões amarelos.

Como vem o adversário
No Criciúma, Bortoluzo é o atacante extremo oposto a Hélio Paraíba. Até agora, não marcou nenhum gol no campeonato, mesmo com as constantes oportunidades do técnico Doriva. De qualquer maneira, ele deve jogar contra o Brusque e tentar seu primeiro gol na competição.

O Tigre ainda não encontrou a regularidade no campeonato. Nos quatro jogos, foi brincando de perde e ganha: perdeu a estreia em casa, venceu o segundo jogo em Itajaí, perdeu em Chapecó e voltou a vencer em casa, contra o Tubarão. Encara o Brusque com o objetivo de criar a primeira sequência positiva, que pode manter o tricolor no G-4 e fazer a equipe beliscar a semifinal do campeonato.

O time não terá o atacante Marcinho, expulso contra o Tubarão. Os titulares devem ser: Bruno Grassi; Carlos Eduardo, Nino, Sandro e Marlon; Zé Augusto, Eduardo e Daniel Costa; Reis, Pedro Bortoluzo e Ceará.

Confira a partida em tempo real
A partida entre Criciúma e Brusque, válida pelo Campeonato Catarinense, terá cobertura em tempo real pela internet. Para acompanhar todos os lances, basta acessar omunicipio.com.br. A cobertura começa a partir das 20h30.