X
X

Buscar

Alagamentos preocupam moradores da avenida Primeiro de Maio, em Brusque

Foi solicitada uma reunião com a prefeitura para discutir o tema

O vereador Jean Dalmolin (Republicanos) elaborou um requerimento, lido na sessão da Câmara de Brusque realizada na terça-feira, 9, no qual pede uma reunião entre o prefeito Ari Vequi (MDB), a Secretaria de Obras e representantes de moradores da avenida Primeiro de Maio na tentativa de encontrar solução, principalmente, aos alagamentos do local. Além dos problemas com as chuvas, há também a grande quantidade de acidentes na rua Gustavo Halfpap, que liga a Primeiro de Maio e a rodovia Antônio Heil.

Apesar do requerimento, é possível que, por conta da pandemia, uma reunião presencial não seja realizada tão cedo. “Preciso aguardar ver quando será agendada. Pelo decreto municipal, não podemos fazer nenhuma reunião presencial. Mas sabemos o sofrimento que é com a água dentro de casa e na rua. A primeiro de maio liga muitos bairros da cidade e conhecemos o transtorno de uma rua inundada”, relata o vereador.

Dalmolin explica que teve a ideia durante conversas com moradores do local, e que o objetivo da reunião será manter um contato com quem mais convive com os problemas.

“Queremos que a prefeitura mantenha os moradores a par da situação, do andamento, previsão de início de obras, projetos, encaminhamentos, busca por recursos. Sabemos que a cidade está crescendo bastante e a demanda está sendo grande.”

“Na Gustavo Halfpap acaba descendo muita água do morro, e as laterais estão complicadas, sem sarjeta boa, bueiro, e acaba levando a água da rua com sujeira para a Luiz Delfino”, completa. Caminhões e ônibus passam no local, mesmo sendo proibido, e a justificativa é de que os sistemas de GPS indicam para que passem. Com vazamentos de óleo por conta destas situações, a pista acaba se tornando escorregadia, ainda mais com a chuva. A rua Gustavo Halfpap é conhecida também pela frequência com a qual ocorrem acidentes.”

O secretário de Obras, Ricardo de Souza, está ciente dos problemas e esteve em contato com Jean Dalmolin. Ele explica que trata-se de uma situação complicada, mas que a pasta tem tomado medidas na tentativa de minimizar danos e transtornos. Foram feitas limpezas de valas até o início do ponto que era conhecido como “lagoa da Renaux”, em área hoje de propriedade da Havan.

“Queremos aumentar também a capacidade da lagoa, e o engenheiro da Havan colocou uma comporta ali”, comenta. Quanto à Gustavo Halfpap, será necessária uma mudança de pavimentação

De acordo com o secretário, os problemas são resultado de má execução ou mau projeto nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento voltadas à macrodrenagem no local, com galerias instaladas a mais de um metro acima do apropriado. Ricardo de Souza explica que, enquanto a prefeitura tenta buscar recursos para executar os reparos, a Secretaria de Obras efetua os serviços que pode para amenizar a situação.

Subscreveram o requerimento de Jean Dalmolin os vereadores Alessandro Simas (MDB), André Rezini (Republicanos), Cacá Tavares (Podemos), Deco Batisti (PL), Deivis da Silva (MDB), Jean Pirola (PP), Natal Lira (DC), Nik Imhof (MDB) e Rick Zanata (Patriota).

Acúmulo de água na intersecção entre as ruas Gustavo Halfpap e Luiz Delfino | Foto: Roberto Wilke/Especial

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube