Além de Walter Orthmann, empresa brusquense tem mais de 50 funcionários contratados há décadas
Longevidade de funcionários na RenauxView não se resume ao recordista mundial
Longevidade de funcionários na RenauxView não se resume ao recordista mundial
A RenauxView se despediu recentemente de dois de seus mais longevos trabalhadores: Célio Cardozo, que aos 81 anos encerrou 55 anos dedicados à empresa em 12 de abril; e Renate Rubiki Besel, que em março já tinha 37 anos de atuação. Ambos são dois exemplos dentre dezenas de funcionários que trabalham há décadas na RenauxView, a “casa” do o recordista mundial da mais longa carreira em uma mesma empresa, Walter Orthmann.
Por 11 anos, Célio Cardozo prestou serviço à empresa transportando lenha para a caldeira antes de, em setembro de 1973, ser transferido para a tecelagem. Em 2004, o trabalhador se aposentou, mas o que seria uma parada definitiva acabou se tornando um breve hiato. Em 2008, insatisfeito com a aposentadoria, voltou a trabalhar na empresa, e de lá não saiu até março de 2021.
À época, o hoje gestor industrial, Anísio Oscar da Silva, era o supervisor da tecelagem a quem Cardozo procurou para buscar o reemprego. Tendo trabalhado juntos por mais de nove anos e, conhecendo seu histórico, Silva não hesitou em buscar Cardozo de volta.
“Não tinha como negar emprego à uma pessoa dedicada e trabalhadora como ele”, defende o gestor. Ele lembra que quando Cardozo foi readmitido, estava magro e um pouco abatido, mas ao voltar à cena, logo recobrou a força e robustez que lhe eram características.
Um ex-colega de trabalho de Célio Cardozo é Luciano Hang, que em visita recente, ficou surpreso em encontrá-lo ainda trabalhando e comentou sobre como o ofício lhe fazia bem. Eles se conhecem da época em que as tecelagens Renaux (Fábrica e Iresa) ainda tinham operações conjuntas e Célio era o responsável em levar tecidos para o beneficiamento na fábrica, onde Luciano trabalhava.
Atualmente, além de Walter Orthmann, com 83 anos de trabalho, e Aldo Peluso, advogado trabalhista com 58 anos de carteira assinada, há 40 trabalhadores na empresa atuando há mais de 20 anos. Sete estão há mais de 30, e cinco há mais de 40: Marcelino Angioletti (43 anos de empresa), Onésio Westarb (42), Nelson Schweigert (42), José Paulini (42) e Paulo Roberto Oliota (41), e nenhum deles pretende curtir a aposentadoria num futuro próximo.
A superintendente de operações Vera Petry trabalha há 12 anos na RenauxView, e se surpreende com a quantidade de funcionários na empresa com grande longevidade. “Independente de quantos anos de trabalho tenham, a motivação e o engajamento são excepcionais, e temos vários exemplos de que estas características não são reduzidas com o passar do tempo.”
A RenauxView herdou da fundadora, Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, um legado de 129 anos de tradição têxtil, e em 27 de abril, completará 96 anos de atividades, hoje com 586 trabalhadores.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: