Alerta: Rio Itajaí-Mirim pode atingir 8,60 metros na madrugada
Moradores das áreas mais baixas devem retirar seus bens das residências
Moradores das áreas mais baixas devem retirar seus bens das residências
O rio Itajaí- Mirim deve atingir o seu pico máximo na madrugada desta quinta-feira, 22, em Brusque. A expectativa da Defesa Civil é de que entre as 2h e às 4h da manhã o nível do rio alcance entre 7,60 e 8,60 metros, na ponte estaiada Irineu Bornhausen.
Portanto, o órgão pede que as pessoas que moram em áreas mais baixas, principalmente nos bairros Guarani, Dom Joaquim, Santa Terezinha e Centro (próximo à Honda Takai) fiquem alertas.
O órgão também disponibilizará abrigo para a comunidade, caso necessário. A recomendação é que os bens sejam retirados das residências.
A situação foi projetada para Brusque, após o nível do rio de Botuverá chegar ao pico de 7,15 às 20h30 desta quarta-feira, 21. A área central da cidade está inundada e duas casas foram invadidas pela água. Em uma delas foi cerca de 20 centímetros e outra 40 centímetros de água. As famílias devem retornar ainda nesta madrugada para suas residências.
Na comunidade do Ribeirão do Ouro e na rua Humberto Mazoli, no Centro, as pontes foram inundadas. A mesma situação já havia acontecido na sexta-feira, 16.
Além disso, a Defesa Civil diz que das 14h às 19h aconteceram diversas quedas de barreira, principalmente em Águas Negras, comunidade Sessenta, Ribeirão Porto Franco e Ribeirão do Ouro.
O mais grave foi registrado no bairro Gabiroba, onde foram duas quedas de barreira. O incidente deixou famílias de quatro bairros que moram próximas ao local ilhadas.
O telefone de emergência da Defesa Civil de Brusque é 199. Informações sobre as cotas para cada rua podem ser acessadas no site oficial do órgão.