Alta turbidez do rio em Brusque pode causar desabastecimento de água em Itajaí e Navegantes; entenda
Semasa, responsável pelo saneamento dos municípios, recomenda que população economize água
Semasa, responsável pelo saneamento dos municípios, recomenda que população economize água
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) informou que a alta turbidez do rio Itajaí-Mirim em Brusque pode provocar desabastecimento de água em Itajaí e Navegantes a partir de segunda-feira, 9.
De acordo com o órgão, neste domingo, 8, o índice de turbidez em Brusque chegou a aproximadamente 6 mil NTUs (unidades de turbidez) e a tendência é que afete o sistema de captação de Itajaí nas próximas horas e dificulte as operações das estações de tratamento dos bairros São Roque e Arapongas. O índice considerado normal para o sistema é de 100 NTUs.
O consumo registrado em Itajaí e Navegantes neste domingo é considerado alto. Por volta das 15h, o conjunto de três reservatórios alcançam apenas 12% da capacidade. Em um deles, parte da água tratada é mantida como reserva de emergência para abastecer caminhões-pipa. Estes caminhões poderão ser acionados para atender abrigos ou outros locais demandados pela Defesa Civil.
A recomendação das equipes técnicas é para que a população das duas cidades economize água e faça reserva para uma situação emergencial, evitando ações que podem ser adiadas.
Leia também:
1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. Acompanhe atualização do volume de chuva em bairros de Brusque
3. Cota de enchente em Brusque: veja como consultar o nível da sua rua
4. Acompanhe em tempo real nível do rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos
5. Saiba em qual nível o rio Itajaí-Mirim transborda em Brusque, Botuverá e Vidal Ramos
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: