X
X

Buscar

Aluno da escola Feliciano Pires recebe medalha de ouro na Olimpíada de Química

Heberton Gomes Silva foi premiado na quarta-feira, 7, em evento realizado na Unisul, em Tubarão

Heberton Gomes Silva, de 16 anos, aluno do 3º ano da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, recebeu na noite de quarta-feira, 7, medalha de ouro na Olímpiada Catarinense de Química (OCQ). Após a realização de duas provas, ele obteve nota 9 e foi o único estudante de Brusque a receber a premiação. O evento foi realizado no Salão Nobre da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão.

Silva, que é natural de Arapiraca, no Alagoas, e mora no bairro São Luiz, em Brusque, afirma que esperava receber a medalha, já que se dedicou para obter este resultado. Ele conta que busca por meio destas provas referências para chegar à universidade e conquistar bolsa de iniciação científica. O jovem almeja cursar Engenharia Química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Eu realizei uma prova na escola em setembro, que foi a primeira etapa, e depois em outubro, em Blumenau, na segunda fase”, diz Silva, que completa: “A química é a natureza, e é uma das minhas paixões. Receber a medalha me estimula e é o resultado de que o esforço foi reconhecido e me faz querer ir mais longe”, destaca o aluno.

A diretora da escola Feliciano Pires, Mari Regina Gilz, diz que Silva é um estudante muito organizado e dedicado. Ela afirma que para a escola, o resultado demonstra a capacidade e competência do jovem, que no cotidiano já apresenta sua potencialidade. “Para nós é uma satisfação, pois observamos seu empenho e sua inteligência. Terminar o ano com essa notícia não poderia ser melhor. A sua conquista é um incentivo para outros estudantes e um grande orgulho para toda a escola”.

A viagem de Silva e da professora Ana Maria Quinoto Imhof ao município de Tubarão foi patrocinada pela Unimed.

Olimpíada

OCQ é dedicada a estudantes matriculados na rede de ensino médio de todo o estado de Santa Catarina e é realizada em duas etapas. A primeira acontece na própria escola inscrita e a segunda nas cidades pólos definidas pela Comissão Estadual da olimpíada. Os alunos são classificados em modalidades A, B e C, conforme os dados informados na inscrição. Os estudantes melhor classificados recebem medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze, com certificado de honra ao mérito, e menção honrosa para os que atingirem a média estipulada no regulamento específico.

Atualmente, a OCQ recebe o apoio da Unisul, por meio dos cursos de Engenharia Química, Licenciatura em Química, Química Industrial e Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Gepex), do Conselho Regional de Química – CRQ 13ª Região, por meio de seu projeto de apoio ao ensino da Química do Programa de Educação Continuada.