Alunos da Apae Brusque são recebidos por estudantes da Escola Dr. Carlos Moritz
Durante encontro realizado na manhã de sexta-feira, 20, escola fez entrega de lacres para a Campanha ‘Eu ajudo na lata’
Usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque (Apae), foram recebidos na manhã desta sexta-feira, 20, por estudantes da Escola de Ensino Fundamental Dr. Carlos Moritz, no Zantão.
O encontro, além de promover a interação entre os alunos das duas instituições educacionais, contou com a apresentação dos trabalhos realizados pelos usuários da APAE e a entrega de lacres para a Campanha ‘Eu ajudo na lata’.
“É comum trabalharmos questões relacionadas ao meio ambiente e também à cidadania e então foi proposto aos alunos, fazermos uma campanha entre as turmas, para arrecadar a maior quantidade de lacres possível, para doar à Apae, a fim de que esse material, possa auxiliar na compra de cadeiras de rodas adaptadas”, observa a coordenadora da Escola Itamara Paulini.
Luis Antônio do Amaral, de 7 anos, é um dos alunos da escola que se esforçou para juntar lacres. “Estava pensando comigo mesmo, que foi muito legal participar dessa campanha, pois vai ajudar alguma pessoa que precisa de uma cadeira de rodas especial, e essas cadeiras são muito caras”, revela o menino, que é aluno do 1º ano.
A professora de hora atividade, Vitória Elena Werner Staack, explica que a iniciativa entre os alunos teve início em março e encerrou em outubro. “Inicialmente explicamos sobre a Campanha ‘Eu ajudo na lata’ e motivamos os estudantes de todas as turmas a arrecadar os lacres. Ao todo, foram arrecadadas 32 garrafas de lacres e a turma que mais contribuiu foi o primeiro ano, que ganhou como prêmio, um passeio com piquenique no Parque das Esculturas”, descreve a professora.
Para o diretor da Escola, Nelson Frener, a campanha que arrecadou lacres é resultado de um trabalho coletivo. “Essa ação é fruto da contribuição de toda a equipe e ficamos muito felizes em receber os alunos da Apae aqui na escola que leva o nome do Dr. Carlos Moritz, que foi quem fundou a entidade em Brusque”, destaca Frener.
O presidente da Apae, Sebastião Ernani Póia, avalia o encontro realizado na manhã de sexta-feira, como recompensador. “A iniciativa da escola em convidar nossos alunos para vir fazer essa visita e a entrega desses lacres é extremamente positiva. É um trabalho de formiguinha, cada um vai arrecadando um pouco e graças à colaboração de cada um já foi possível entregar seis cadeiras de rodas a pessoas carentes que necessitam de uma cadeira adaptada”, declara Póia.
A Campanha ‘Eu ajudo na lata’ é promovida desde 2014, pela Unimed Brusque em parceria com a Acibr, e conta com o apoio das Apaes de Brusque e Guabiruba, Rotary Club, Lions Clube de Brusque Berço da Fiação, Rede Feminina de Combate ao Câncer, CDL Brusque e Unifebe. Ela consiste em arrecadar lacres de alumínio para serem trocados por cadeiras de rodas adaptadas, que são entregues a portadores de deficiência carentes.