X
X

Buscar

Alunos da Apae de Brusque visitam Projeto Tamar, em Florianópolis

Visita ocorreu na segunda-feira, 20

Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque visitou o Projeto Tamar, em Florianópolis, na última segunda-feira, 20. Os estudantes da turma vespertina de Serviços de Vivências Laborais estiveram sob a supervisão dos pais e do professor Marcelo da Silva Gomes.

O Projeto Tamar atua na recuperação e proteção das tartarugas marinhas. A visita fez parte da proposta de educação ambiental inclusiva ‘O Mundo que Queremos’, desenvolvida na instituição durante todo o ano e criado, justamente, para proporcionar novas experiências para os educandos e mostrar para a comunidade o potencial do trabalho desenvolvido na instituição.

Do aprendizado à prática

Segundo o professor, o projeto teve como objetivo revitalizar a oficina de reciclagem de papel da Apae de Brusque. Juntos, os usuários da instituição aprenderam sobre o reaproveitamento dos materiais, a importância da destinação correta dos resíduos e da proteção ambiental.

Durante o desenvolvimento do projeto, os educandos perceberam que um dos animais que mais sofre com a poluição é a tartaruga. Assim, surgiu a ideia de visitar o Projeto Tamar. “Eles aprenderam que a tartaruga é o animal que mais morre no mundo por confundir o lixo com a comida. Então surgiu a ideia de complementar esse trabalho de educação ambiental com uma visita ao projeto na capital, que trabalha com o cuidado, recuperação e proteção da tartaruga marinha “, diz.

Ao longo do ano, o interesse do grupo pelo tema foi crescendo e a ansiedade pelo passeio também. Assim, o professor considerou importante envolver as famílias no projeto e, por isso, pais e responsáveis foram convidados para acompanhar a visita. “Foi muito interessante a família estar junto, ver o quanto de conhecimento e interesse eles tinham pelo assunto. Também escolhemos a tartaruga como nosso mascote, fizemos camiseta e tivemos um dia muito especial em Florianópolis”, relata.

O professor destaca ainda que todos os setores da Apae de Brusque se mobilizaram para que a visita pudesse ocorrer da melhor forma para o grupo. “Toda a instituição se envolveu, tivemos muito apoio, então foi muito interessante. Eles puderam ter a experiência real e concreta, na prática, de tudo que aprenderam durante o ano. Foi uma experiência muito rica para mim como professor, para eles como usuários do serviços da Apae e para as famílias, que puderam ver nosso trabalho e se envolver no processo”, completa Gomes.

Além da educação ambiental

Para a diretora executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto, a conclusão das atividades de educação ambiental ao longo de 2023 com a visita ao Projeto Tamar proporcionou aos educandos não só o conhecimento ambiental. “Foi também uma experiência ver de perto o habitat da tartaruga e na prática todos os cuidados mantidos para sua preservação, além de conhecerem mais um espaço fora do município e em companhia das suas famílias”, considerou.

Entre os familiares que acompanharam o passeio estava Kelly de Oliveira Vaidna. Para ela, poder participar da visita ao lado do filho foi uma experiência inesquecível. “Foi um dia incrível, algo que vai ficar na memória dos nossos filhos e também nas nossas. Só tenho a agradecer por esta oportunidade de participar desse projeto maravilhoso”, declarou.

A bióloga Kelle Cristina Leite também acompanhou a visita e destacou a importância dessa interação. “Foi uma experiência fantástica poder acompanhar os alunos e as famílias, ver um pouco mais do dia deles além da escola, como é passear, estar em outro ambiente. Só tenho a agradecer e espero participar mais vezes de atividades como esta”, completou.

Apae/Divulgação
Apae/Divulgação
Apae/Divulgação

Assista agora mesmo!

BRIGADEIRO FIT: SOBREMESA DELICIOSA SEM LACTOSE: