X
X

Buscar

Alunos da Escola João Boos discutem mobilidade de Guabiruba

Projeto foi desenvolvido por estudantes do Ensino Médio Inovador ao longo do primeiro trimestre

Os cerca de 40 alunos que formam as turmas do Ensino Médio Inovador da Escola de Educação Básica Professor João Boos, de Guabiruba, trabalharam no primeiro trimestre deste ano com projetos que envolvem o tema mobilidade e suas alternativas.

A diretora da escola, Rosinei Ana Cugik dos Reis, explica que a cada trimestre é escolhido um tema que será trabalhado durante todo o período pelos estudantes.

Ela destaca que o tema mobilidade foi o escolhido porque alunos e toda a comunidade perceberam um aumento no número de acidentes de trânsito em Guabiruba. “É um tema que observamos diariamente e afeta toda a sociedade”, diz.

Além da conscientização sobre o trânsito com o objetivo de reduzir os acidentes, os alunos trabalharam também a utilização de transportes alternativos como bicicleta, skate, ônibus, e outros que não fazem parte da realidade da cidade, como o ferryboat, por exemplo, no dia a dia.

“Eles foram até a Portonave, em Itajaí, e lá aprenderam sobre o transporte de carga e qual a ligação desse tipo de transporte com Brusque, Guabiruba e região e também como interfere na economia das cidades”.

Em cada disciplina os alunos desenvolveram trabalhos sobre o tema e também planejaram ideias e soluções para o trânsito do município. “Pensamos em como contribuir para a cidade, para o trânsito daqui a 20 anos, nos baseamos em tudo aquilo que estudamos”, destaca a diretora.

Entre os apontamentos dos alunos, está o crescimento do número de veículos na cidade. Eles chegaram à conclusão de que é preciso investir na abertura de novas ruas para poder comportar o crescimento da frota.

“Além da sugestão de novas ruas, os alunos apontaram a necessidade da revitalização da via que dá acesso a Blumenau e também melhorias nas vias que ligam com o Centro, como a rua São Pedro, por exemplo. Todas foram sugestões que eles elencaram a partir da observação do trânsito”.

Os alunos também levantaram a necessidade de investir em ciclofaixas em outros pontos da cidade, para garantir a segurança dos ciclistas.

“As pessoas estão usando cada vez mais a bicicleta. Aqui em Guabiruba temos ciclofaixa apenas na rua principal, como se tornou mão única, no outro lado sentido a Brusque, por exemplo, não temos espaço para os ciclistas e os alunos acreditam que seria bem importante”.

O encerramento do trimestre aconteceu no último dia 24 de maio, com uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Foram envolvidos no projeto cerca de 40 alunos e 15 professores.