Alunos da pré-escola aprendem empreendedorismo em creche do Nova Brasília, em Brusque

Crianças criaram até uma empresa fictícia

Alunos da pré-escola aprendem empreendedorismo em creche do Nova Brasília, em Brusque

Crianças criaram até uma empresa fictícia

De forma lúdica, os alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Nova Brasília têm aulas de empreendedorismo, costura e bordado com agulha mágica, administração e até mercado local. No meio de uma aula de costura, um dos alunos falou “poderíamos vender essas peças que produzimos”, foi o suficiente para entusiasmar toda turma.

A partir do interesse dos pequenos estudantes, a professora Milene Tavares de Araújo desenvolveu o projeto Empreendedorismo Infantil. Antes de escolher os produtos, a professora trouxe informações sobre o mercado local, sobre a principal atividade econômica de Brusque, o setor têxtil, de onde vem o dinheiro, de onde vem o tecido e qual processo de fabricação, quais as fábricas de tecido em Brusque e qual a principal fonte de renda da nossa cidade.

Após a realização da pesquisa, a turma decidiu pelos produtos comercializados seriam: scrunchie, um espécie de laço para o cabelo conhecido como rabicó ou xuxinha, sacolas de tecido reutilizáveis, bordados de agulha mágica, telinha de lã, chaveiros, vidros de conserva decorados e cachepô de crochê.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Além do nome da empresa fictícia, que leva o nome do projeto, Empreendedorismo Infantil, a turma também ficou responsável pela criação de um logo. “Costuramos, bordamos e criamos. As nossas peças artesanais ficaram lindas. Participamos de vários processos, construímos de forma coletiva. Nossa empresa será inaugurada no Sábado Fácil, dia 12 de agosto. Venham conhecer nossas peças e nos ajudar a crescer”.

Além de todo o processo de criação, a professora trouxe palestras com empreendedores para as crianças interagirem e conhecerem ainda mais a realidade por trás de todo o processo. Um dos momentos mais divertidos para as crianças, segundo a professora Milene, foi quando, em conjunto, começaram a ter ideias para a utilização dos lucros. Surgiram diversas ideias, como ir à sorveteria, passear no parque de diversões, ir ao cinema, ajudar alguém e até comprar brinquedos.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Leia também:

1. Influencers de Brusque, Vó e Tita encerram produção de conteúdo nas redes
2. Plano 1000: Justiça declara que repasses do governo do estado para municípios foram irregulares
3. Marcha para Jesus: caminhada já tem data para acontecer em Brusque
4. Homem condenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Blumenau
5. Homem é condenado após cometer dez furtos em Brusque; saiba pena


Assista agora mesmo!

Fiéis superam perseguições e consolidam Assembleia de Deus em Guabiruba:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo