X
X

Buscar

Alunos de Brusque se classificam para etapa nacional de Torneio de Robótica

Equipe Tecnorob, do Sesi Escola, vai para Brasília, em março de 2016, para a nova fase do torneio

Etapa regional aconteceu no fim de semana, em Curitiba / Foto: Divulgação

O grupo Tecnorob, do Sesi Escola de Brusque, participou no fim de semana, em Curitiba, no Paraná, da etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League. Os estudantes conquistaram o troféu de primeiro lugar na apresentação da pesquisa e também no desempenho do robô e, assim, se classificaram para a etapa nacional do torneio, que acontecerá em Brasília, em março do ano que vem.

A equipe é formada por dez alunos da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries que mais se destacaram nas aulas de robótica ao longo do ano: Ricardo Rocha, Júlia Sbardelatti, Isadora Miranda, Helena Torresani, Thiago Day, Francisco Di Nardi, Vinícius Pereira Forte, Luana Fronza, Mateus Eckert e João Guilherme Comandolli Jordão.

Neste ano, o desafio do torneio foi o Trash Trek, que envolve a busca de soluções para o lixo eletrônico. “A partir do momento que soubemos o tema, eles iniciaram a pesquisa e descobriram que o lixo eletrônico é um dos que mais cresce no mundo. Eles também descobriram que a CDL de Brusque já fez algumas ações sobre o tema, e participaram da última ação em parceria com o Ecoponto”, explica uma das técnicas da equipe, Gianne Moritz Duarte.

No torneio, as 43 equipes participantes tiveram que apresentar projetos inovadores com soluções para o lixo eletrônico. Para ser uma das equipes classificadas para a etapa nacional, o grupo de Brusque desenvolveu um aplicativo de celular. “O aplicativo informa o dia, a hora e o local da coleta do lixo eletrônico em Brusque. Ele também emite um sinal de alerta com informações que a pessoa recebe no celular com os problemas que esse tipo de lixo ocasiona”, ressalta.

Dentro do aplicativo, também foi desenvolvido um mercado de troca de eletrônicos. “Assim, se a pessoa quer trocar o celular por um mais moderno, pode anunciar no mercado e ele pode servir para outra pessoa, evitando que ele vá para o lixo”.

A equipe trabalha no projeto desde o mês de setembro, quando foi anunciado o tema deste ano. Até o dia do torneio, a equipe treinou intensamente para conseguir bons resultados. “Fizemos um campeonato interno para selecionar a melhor equipe e desde então, trabalhamos forte nisso. Foram três meses de treino intenso, depois da aula, e deu certo. Estivemos muito acima das outras equipes”, avalia Gianne.

Desempenho do robô

Além do aplicativo, o grupo teve que construir um robô que, durante o torneio, participa da mesa de competições. Nesta fase, as equipes têm dois minutos e meio para executar o maior número de missões com os robôs. Nesta etapa, a equipe brusquense ficou em primeiro lugar. “É muito gratificante esses resultados. Estamos muito felizes. Fomos recebidos com muito carinho e até foguetes pelos pais que estavam muito orgulhosos de seus filhos. Agora, é se preparar para a etapa nacional”.

A competição

A competição, criada pelo grupo Lego, da Dinamarca, é realizada em mais de 80 países e no Brasil é organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). As equipes classificadas nas etapas regionais vão participar da fase nacional, em Brasília, em março de 2016. As seletivas acontecem até fevereiro do ano que vem. O vencedor da etapa nacional garante vaga no World Festival, nos Estados Unidos.