Alunos desenvolvem “caixa comunitária” para desinfecção de máscaras e luvas em Brusque
Equipe de robótica da Rede Sesi Senai de Brusque, a Escola S, finalizaram o projeto UVC Box; para desinfecção da Covid-19 é utilizada luz ultravioleta
Equipe de robótica da Rede Sesi Senai de Brusque, a Escola S, finalizaram o projeto UVC Box; para desinfecção da Covid-19 é utilizada luz ultravioleta
A equipe de robótica da Rede Sesi Senai de Brusque, a Escola S, finalizaram o projeto UVC Box, na última sexta-feira, 4. Trata-se de uma “caixa comunitária” desenvolvida pelos alunos para desinfectar máscaras e luvas sem a necessidade de lavá-las. Para isso, é utilizada luz ultravioleta do tipo C (UVC).
O projeto foi um dos 39 selecionados para o Desafio Nacional de Robótica do Sesi contra a Covid-19. A ação incentiva a criatividade dos jovens e auxilia no combate ao novo coronavírus.
A caixa foi confeccionada através de uma impressora 3D com o apoio de professores dos cursos técnicos do Senai. Em seguida, o equipamento foi levado para o laboratório Verner Willrich, parceiro da equipe. Por lá, foram realizados os testes clínicos necessários para comprovação da eficácia da desinfecção de máscaras.
O último passo foi fazer a testar o equipamento com o público. Essa parte ocorreu na unidade do Senai e no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque, o CESCB. Local tem uma grande circulação de pessoas.
“Saber que crianças desenvolveram um equipamento como esse, que evita a disseminação do vírus, é muito gratificante, pois mostra que desde cedo eles estão preocupados em ajudar as pessoas, utilizando as novas tecnologias, que fazem parte do dia a dia deles. Seriam muito importante se conseguissem produzir outras destas caixas”, declarou a secretária executiva, Tulassi da Silva.
A Dulcineia de Souza Mello e o marido aproveitaram a espera para higienizar as máscaras. Eles ficaram surpresos ao saber que o equipamento foi desenvolvido por estudantes de robótica.
“No momento que nós estamos vivendo, de pandemia, é bom chegar num lugar que a gente possa higienizar as máscaras (…) porque, as vezes, a gente não tem tempo para trocar a máscara duas vezes como é o certo”, disse.
A supervisora da equipe e professora, Rosani Pereira Marcarini, ressalta que a participação da comunidade brusquense na testagem foi fundamental. Ela comenta que foi importante para que todos conhecessem ainda mais a equipe.
“Por exigência dos organizadores da competição, os estudantes não poderiam estar presentes na ação, mas alguns pais foram até o local também e isso mostra a nossa união. Obrigada a todos que nos apoiaram”, completa.
O interior da caixa é espelhado, de modo que os raios sejam refletidos internamente e aumentem a área de cobertura.
Para evitar que a caixa se torne um ponto de contágio, a gaveta abre e fecha por meio de sensor de aproximação. Com a gaveta fechada, a luz age por 30 segundos e, depois disso, outro sensor libera a abertura da gaveta para que o usuário retire os objetos desinfectados.
Os membros da equipe de robótica da Escola S, Henrique Dorow, Vinicius Buttchewitz, Vinicius Bueno Lopes e Sofia Reinert Mafra, participaram de um encontro on-line com o gerente executivo do Sesi Senai no Vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen e com a coordenadora de Educação Básica e Profissional da unidade de Brusque, Sandra Freitas. Junto com os alunos, participou o técnico Claudio Claudio Lima Rhenns
O objetivo da conversa com os estudantes foi destacar o apoio que a instituição sempre oferece ás equipes, impulsionando a caminhada no desenvolvimento dos projetos, apoio nas competições e incentivo nas ações que realizam para atingir os resultados, bem como agradecer o comprometimento da equipe.
“Gostaria de agradecer a todos pela disciplina na realização de todos os projetos. Agradeço também aos pais destas crianças pelo apoio, lembrando sempre que somos uma grande equipe, equipe de campeões por todo o progresso desde o inicio”, destacou Zen.
O resultado final do Desafio Nacional de Robótica do Sesi contra a Covid-19 será divulgado no próximo dia 25 de setembro. Assim que sair a classificação, a equipe Tecnorob Evolution, já inicia as pesquisas para a nova temporada da First Lego League. Deste, o tema é “RePlay”, porém ainda serão divulgados mais detalhes às equipes.