Alunos do Sesi Escola iniciam aulas de Libras
Projeto experimental beneficia 26 estudantes no contraturno escolar
Projeto experimental beneficia 26 estudantes no contraturno escolar
Há um mês, 26 alunos do Sesi Escola iniciaram o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contraturno escolar. Os estudantes têm idades entre oito e 12 anos, e uma vez por semana praticam o novo idioma como forma de estimular a inclusão.
As aulas iniciaram por escolha dos alunos. Como a professora Rosana Canteri é formada em pedagogia e está se especializando em Libras, ela contou aos estudantes a sua experiência com os surdos. Os alunos ficaram entusiasmados, então, surgiu a ideia das aulas de Libras na escola. “Esses alunos ficam em horário integral na escola, então todos os dias tem um cronograma de atividades como artes, teatro, recreação. Como a Rosana já é professora de inclusão e Libras, surgiu essa vontade nos alunos e então começamos essa experiência”, conta a diretora do Sesi Escola, Vera Lúcia do Nascimento.
A avaliação das aulas é positiva. “Os nossos alunos têm muito essa noção da importância da inclusão. Eles estão muito entusiasmados para aprender essa nova forma de comunicação. O resultado está sendo lindo, muito mais positivo do que esperávamos”, destaca Vera.
De acordo com ela, a resposta dos pais dos alunos também tem sido surpreendente. “Os pais estão se manifestando, mandando e-mails, ligando, estão muito felizes com essa oportunidade que os filhos estão tendo, inclusive, eles chegam em casa e ensinam os sinais aos pais também. É uma iniciativa que deu muito certo”.
Na semana passada, os alunos receberam a visita de dois membros da Associação de Surdos de Brusque (Asbru): Rafael Mafra e Jucele Cunha. “Eles participaram da aula e foi muito legal porque os alunos conseguiram pôr em prática o que estão aprendendo. Foi uma experiência maravilhosa, que enriqueceu muito o aprendizado deles”, conta a professora Rosana.
A professora está entusiasmada com o projeto. “Como não é obrigatório, eu me surpreendi muito com a aceitação deles. Todos estão muito motivados, e fazem muitas perguntas, eles querem saber tudo sobre esse mundo dos sinais”, afirma.
As aulas são ministradas em forma de bate-papo e bastante interativas. “Como é uma língua, eles precisam entender toda a estrutura, cada sinal tem uma estrutura, então aos poucos eles vão assimilando isso. O ensino de Libras também é um ponto de estimulação cognitiva”.
Rosana também ressalta a importância de os alunos desenvolverem a consciência sobre a inclusão. “Com essas aulas eles terão um entendimento maior e um respeito maior pelas diferenças. O objetivo principal é trabalhar a diversidade linguística e social”.
O projeto ainda está em fase experimental, entretanto, a direção da escola já pensa em ampliá-lo. “Esse é um projeto que todas as escolas deveriam ter. Já estamos conversando para que no ano que vem o ensino de Libras se estenda para todos os alunos”.
“Com essas aulas eles terão um entendimento maior e um respeito maior pelas diferenças” – Rosana Canteri, professora
Veja vídeo dos alunos interpretando a música Aquarela, de Toquinho, na linguagem de sinais:
Alunos do Sesi Escola iniciam aulas de Libras: http://goo.gl/ILJjohVeja vídeo dos alunos interpretando a música Aquarela, de Toquinho, na linguagem de sinais
Publicado por Município Dia a Dia em Quarta, 23 de março de 2016