Alunos do Sesi Escola se classificam para fase internacional de competição tecnologica

Grupo conquistou o primeiro lugar em categoria e vai apresentar o projeto nos Estados Unidos

Alunos do Sesi Escola se classificam para fase internacional de competição tecnologica

Grupo conquistou o primeiro lugar em categoria e vai apresentar o projeto nos Estados Unidos

A equipe Tecnorob, do Sesi Escola de Brusque, conquistou o primeiro lugar na categoria trabalho em equipe na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que ocorreu de 18 a 20 de março, em Taguatinga (DF). Os brusquenses também conseguiram se classificar para a etapa internacional da competição, o World Festival, que acontecerá no fim de abril, nos Estados Unidos.

Equipe foi recepcionada pelos pais e professores na terça-feira / Foto: Divulgação
Equipe foi recepcionada pelos pais e professores na terça-feira / Foto: Divulgação

A equipe é formada por dez alunos da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª séries que mais se destacaram nas aulas de robótica no ano passado: Ricardo Rocha, Júlia Sbardelatti, Isadora Miranda, Helena Torresani, Thiago Day, Francisco Di Nardi, Vinícius Pereira Forte, Luana Fronza, Mateus Eckert e João Guilherme Comandolli Jordão.

Eles competiram com 77 equipes de todo o país na etapa nacional. Dessas, 18 conseguiam a classificação para a etapa internacional. “Eles souberam ontem (terça-feira) que foram classificados em 16º lugar para ir para a etapa internacional. Todos estão em êxtase”, diz a supervisora de educação dos anos finais do Sesi Escola, Louise Caetano.

Nesta edição, o desafio do torneio foi o Trash Trek, que envolve a busca de soluções para o lixo eletrônico. O grupo já havia conquistado bons resultados na etapa regional, realizada em Curitiba, no ano passado, onde apresentaram um aplicativo de celular que informa o dia, a hora e o local da coleta do lixo eletrônico em Brusque. “Depois da etapa regional eles conseguiram ampliar a pesquisa e aperfeiçoar o aplicativo. Hoje, eles já tem um protótipo do aplicativo que foi apresentado na etapa nacional. Nesse processo todo, eles tiveram uma webconferência com o pessoal do Google que foi fundamental para a questão da programação do aplicativo.

Agora, eles trabalham para colocar o aplicativo nos smartphones”, destaca Louise.

A equipe trabalha no projeto desde o mês de setembro do ano passado e, para a supervisora, o resultado na etapa nacional vem para coroar o trabalho realizado na escola. “Para nós é um orgulho, não tem palavras que descrevam o que estamos sentindo. A nossa escola será a primeira representante de Santa Catarina no torneio internacional, estamos muito felizes, mesmo”, diz.

O primeiro lugar no trabalho em equipe também é muito comemorado pela escola. “O foco do Sesi Escola é muito no trabalho em equipe, e eles conseguiram o melhor resultado justamente nesta categoria é reflexo de todo o trabalho realizado na escola”.

O Sesi Escola conta com aulas de robótica há cerca de quatro anos, no entanto, este segmento virou uma disciplina curricular somente no ano passado. “Hoje a aula de robótica é obrigatória na nossa escola porque ela engloba ciências, estimula o raciocínio lógico, a pesquisa. Com a conquista deles, outros alunos já começaram ver as aulas de uma maneira diferente, sabem que também podem chegar lá um dia, essa é a nossa realidade hoje”.

A competição

A competição, criada pelo grupo Lego, da Dinamarca, é realizada em mais de 80 países e no Brasil é organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). As equipes classificadas nas etapas regionais participam da fase nacional, em Brasília. Os melhores colocados da etapa nacional, por sua vez, garantem vaga no World Festival, que será realizado de 27 a 30 de abril, nos Estados Unidos.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo