Alunos do Sesi EJA de Brusque encerram projeto de trânsito com blitz educativa
Ação foi desenvolvida no fim do mês passado
Ação foi desenvolvida no fim do mês passado
Fechando com chave de ouro o projeto Operação Alunos Conscientes, que teve como objetivo trabalhar a segurança pública sob um aspecto acadêmico, estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Brusque realizaram, no início da semana, uma blitz de informações no trânsito da região central do município.
Munidos de folders explicativos desenvolvidos durante as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, os cerca de 140 alunos percorreram as principais ruas da cidade para repassar orientações e dicas a centenas de motoristas e motociclistas que por lá trafegavam.
Para a supervisora de educação do Sesi, Angela Suavi, a ação serve para coroar e consolidar uma metodologia de ensino talhada na multidisciplinaridade. Ou seja, os alunos trabalham questões do dia a dia de maneira lúdica, aplicando esses conhecimentos nas áreas de conhecimento teóricas existentes na grade curricular da EJA.
“É um projeto que já vem sendo desenhado desde o início da modalidade profissionalizante. Ele foi muito bem aplicado dentro de sala de aula, sem contar a palestra educativa que tivemos com a Polícia Militar em abril. A nossa avaliação é muito positiva”, diz a educadora.
Além de relacionar os temas referentes ao trânsito com áreas de conhecimento lecionadas pelos professores do SESI, para o aluno Cleiton Tomaz, é importante dar ênfase à conscientização obtida pela ação final do projeto.
“Com todo esse trabalho que fizemos, pude absorver conhecimentos que até então eu não sabia. A gente sabe que acidentes acontecem a todos os momentos, mas não tínhamos a consciência sobre os números, as estatísticas. A realidade é um pouco assustadora. Quando nos envolvemos mais com o assunto, enxergamos que a situação é grave”, pontua.
Operação Alunos Conscientes
Desenvolvido pelo EJA Profissionalizante do SESI Brusque, através dos professores Kátia e Pedro Gastaldi, o projeto educacional teve como meta conscientizar os estudantes sobre os importantes temas que permeiam a segurança atualmente.
Sem esquecer, é claro, de trabalhar todos os dados obtidos de maneira interdisciplinar nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática.