Ama Brusque divulga ações para comemorar o mês do autismo
Piquenique, luau para adolescentes, rodas de conversa e lives integram a programação
Piquenique, luau para adolescentes, rodas de conversa e lives integram a programação
No último sábado, 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas (Ama) de Brusque e região, está com uma programação repleta de atividades durante todo o mês. Piquenique, luau para adolescentes no espectro e roda de conversa entre adultos fazem parte dos eventos organizados, com o intuito de levar à comunidade mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista.
A presidente da Ama Brusque, Márcia Faria, fala da importância de ações sobre o tema. “Autismo não é mais exceção. Uma em cada 44 pessoas faz parte do espectro e nós precisamos evoluir muito em políticas públicas de rastreio e de estimulação precoce. A intervenção terapêutica tem se mostrado decisiva para a melhora da autonomia e da qualidade de vida, mas ainda está longe de ser uma realidade gratuita ao alcance de todos. A Ama representa mais de 400 famílias de Brusque, Guabiruba e Botuverá e se esforça para firmar convênios com o município e com o estado, no sentido de oferecer acolhimento às famílias e atendimento especializado às crianças, jovens e adultos no espectro”, afirma.
O mês de conscientização do autismo iniciaria com um piquenique no último domingo, 3, no Parque das Esculturas. No entanto, pela condição climática, o evento foi transferido para o dia 24, às 15h, no mesmo local. “O Pupanic é um evento realizado pelo Instituto Lagarta Vira Pupa e voltado para o acolhimento materno, apoio familiar e mobilização social em defesa das pessoas com deficiência. Criado em 2014, o projeto é inclusivo e quer mostrar à comunidade que o autista pode e deve ocupar todos os lugares”, conta Márcia. No Pupanic, haverá atividades recreativas para as crianças participantes.
A Ama Brusque também estará presente na próxima edição do Sábado Fácil, 9, das 8h às 13h, na praça Barão de Schneeburg. No local haverá a presença de voluntários e profissionais, para acolher, esclarecer e sensibilizar as pessoas sobre o autismo.
No dia 29 de abril, às 19h, na residência de uma voluntária no bairro São Luiz, será organizado um luau para adolescentes dentro do espectro. “O projeto será supervisionado pela nossa psicóloga, sendo respeitadas as características e interesses dos participantes. Haverá pizza e música”, diz a presidente.
Por fim, em 30 de abril, está marcada uma roda de conversas entre adultos, às 9h, na Uniasselvi. O encontro, também mediado por profissionais, servirá para partilha e troca de experiências.
Durante todo o mês, o instagram da Ama Brusque também estará movimentado com lives informativas. Neste sábado, 9, o autista e ativista Lucas Pontes estará nas redes da entidade. Ele é editor da revista Neurodiversidade e falará sobre capacitismo, entre outros temas que envolvem o TEA.
Já na quarta-feira, 13, às 20h, está marcada uma live com a psicóloga Agata Carine Pereira e a ativista e autista, Polyana Sá. Elas abordarão a complexidade dos relacionamentos familiares e sociais.
Por fim, em 26 de abril, às 20h, haverá uma live com Luciana Mendonça e Sérgio Azevedo. Os dois são autistas e apresentarão os desafios do mercado de trabalho para atípicos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: