X
X

Buscar

AMA Brusque firma convênio e passa a atender na Uniasselvi

Espaço deve funcionar a partir de março, depois do desenvolvimento de plano político-pedagógico e regimento da clínica

A Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (AMA) iniciou suas atividades em nova sede nesta segunda-feira, 17. O novo espaço foi disponibilizado após convênio firmado com a Uniasselvi.

A AMA agora atende na sala 3B do prédio da universidade, com convênio válido até 31 de dezembro, já que a Uniasselvi vai precisar do espaço para o próximo ano. A nova sede vai ter duas salas para atendimento, sala pra arquivo e materiais, recepção e mini auditório e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. 

A presidente da associação, Guédria Motta, conta que a solução é temporária, mas importante para que os atendimentos possa ser ampliado.

“Foi uma solução paliativa que encontramos de viabilizar atendimentos já a partir do mês de março e da qual somos extremamente gratos à Uniasselvi que entendeu a urgência do pedido e abriu as portas de sua instituição”, afirma.

Estudo realizado pela AMA com 200 famílias que possuem um ou mais integrantes com autismo revelou que a grande maioria deles não tem nenhum tipo de tratamento.

Como o atendimento pedagógico será uma novidade para a AMA, um plano político-pedagógico e regimento da clínica está em desenvolvimento e deve ficar pronto em duas semanas.

“Estamos usando materiais semelhantes de outras entidades para balizar esta construção. No início de março vamos convidar a sociedade civil, autoridades e a imprensa para Assembleia e abertura oficial da Clínica, dando detalhes de seu funcionamento”, explica.

Na última semana, Guédria participou da sessão da Câmara de Vereadores, reivindicando recursos à prefeitura para tratamento gratuito dos autistas no município. Depois do apelo público, uma reunião com o prefeito Jonas Paegle e o vice Ari Vequi foi agendada para o dia 26 de fevereiro.