Ama Brusque terá atividades online para comemorar mês da conscientização sobre o autismo
Programação precisou ser cancelada diante da pandemia provocada pelo coronavírus
Programação precisou ser cancelada diante da pandemia provocada pelo coronavírus
Abril é considerado o Mês de Conscientização sobre o Autismo e a Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas (Ama Brusque) precisou cancelar sua programação alusiva a data diante da pandemia provocada pelo Coronavírus.
Ainda assim, através das redes sociais, a entidade irá promover cinco encontros com profissionais para discutir o tema ao longo do mês, além de receber vídeos de famílias destacando aspectos positivos e aprendizados trazidos pela descoberta do espectro.
“Nós passamos o ano inteiro falando sobre as dificuldades que envolvem o autismo, a precariedade do acesso às terapias e os recorrentes conflitos provocados pela falta de inclusão. Em abril, no entanto, o desafio proposto pela Ama Brusque é refletir sobre os pontos positivos do espectro e, sobretudo, os aprendizados que ele traz para cada família”, explica a presidente da entidade, Guédria Motta.
Segundo ela, espalhar mensagens positivas também contribui com o atual momento, frente à pandemia global. Vale ressaltar que neste contexto, as famílias com crianças atípicas vivem desafios ainda maiores, dadas a ausência de terapia e de escola. “Geralmente são crianças com uma rotina estabelecida de estimulação que, agora, precisam ficar isoladas. Boa parte delas não tem o entendimento do que está acontecendo e os pais já temem a regressão do comportamento”, detalha Guédria.
Por essa razão, a Ama Brusque permanece em atividade de forma remota. As linhas de comunicação com seus profissionais seguem abertas para a consulta gratuita de famílias que estão em dificuldades nesta quarentena. E, a partir desta semana, toda terça-feira, às 19h, haverá live com profissionais pelo Instagram da entidade, no qual as famílias podem participar e fazer perguntas.
O projeto iniciou dia 31 de março, com a participação da fonoaudióloga Taissa Garcia. No dia 7 de abril já está confirmada a presença da fonoaudióloga Ana Paula Muller, no dia 14 da terapeuta ocupacional Helenise Vieira e, no dia 21, da psiquiatra infantil, Dra. Larissa Zorzi.
A expectativa é finalizar este projeto com uma live no dia 28, com a participação de um convidado que faça parte do espectro. Da mesma forma, as famílias interessadas podem enviar vídeos com até um minuto, compartilhando o lado bom do autismo em suas vidas, para o telefone (47) 99280-2881. Os vídeos recebidos serão postados nas redes sociais da Ama Brusque durante o mês de abril.
Em 2 de abril, dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Ama Brusque realizaria uma edição inédita da Transitolândia com a Polícia Militar. Já no dia 4 estava programado um encontro no Parque das Esculturas para acolhida das famílias e atividades de integração sensorial.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, seria realizada uma palestra para monitores e professores de educação especial no dia 14 de abril, na Unifebe. A expectativa seria encerrar o mês com uma oficina e trabalho de divulgação sobre o autismo na Praça Barão de Schneeburg, além de uma palestra aberta à comunidade no Grupo Uniasselvi.