Conduzida por uma dupla de biólogos e empreendedores, a Ambientum consultoria e tecnologia ambiental, que completa oito anos em 2017, acumula bons resultados a nível nacional, mas sem esquecer as raízes. Situada no coração de Brusque, a empresa dos sócios Luciano Machado e Rafael Scheffer quer cada vez mais consolidar seu trabalho no berço da fiação catarinense, sendo que já contam com bom volume de projetos realizados com sucesso na região.
Após desenvolver trabalhos de destaque em território brasileiro, os empresários comprovaram a importância de ter apostado em Brusque como a sede da Ambientum. “Estamos felizes aqui. A cidade nos acolheu, e nós também estamos abraçando Brusque e crescendo juntos”, afirma Machado.

História de evolução

Machado e Scheffer colhem o que foi plantado ainda na universidade. Junto com um grupo de colegas, projetaram no período acadêmico o que viria a ser a principal empresa do ramo em Brusque. O começo, como não poderia deixar de ser, foi difícil. Sem recursos para arcar com os gastos da abertura de uma empresa, deram seus primeiros passos na incubadora da universidade.
Mas essa experiência inicial foi fundamental para conquistar contatos importantes. “Muitas empresas que viram a gente começando e buscando espaço no mercado nos ajudaram e oportunizaram no começo, o que ajudou o nosso negócio a crescer”, diz Scheffer.

A escolha por Brusque foi devido à amplitude da iniciativa privada no município. Com muitas empresas, principalmente do ramo têxtil e metal mecânico – consideradas potenciais poluidoras -, foi descoberta a necessidade de desenvolver a documentação e a adequação destas organizações às leis ambientais.
Após o aumento no debate de temas sobre a importância da preservação, da sustentabilidade e do desenvolvimento consciente, a legislação ambiental, bem como a fiscalização das normas, se aperfeiçoou na última década. Agora, mais do que nunca, as empresas precisam se ajustar ao que diz a lei. “Sem uma licença ambiental, empresários não conseguem os demais alvarás de funcionamento, o financiamento junto aos bancos e também, no caso de empresas do ramo têxtil, não é possível tirar a certificação específica da área”, diz Machado.

O trabalho da Ambientum

A Ambientum oferece assessoria em todo o processo de licenciamento ambiental. A empresa realiza desde o planejamento até a operação dos projetos. São efetuados também estudos ambientais para que se desenvolvam programas de monitoramento e gestão ambiental no intuito de minimizar as interferências ao meio ambiente, buscando a sustentabilidade ambiental.
O portfólio da empresa demonstra a capacidade de atender os mais diversos e complexos casos. A Ambientum já realizou projetos para o Grupo Votorantim, de cimentos e mina de calcário, para o Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, entre outros trabalhos em destaque, que envolveram setores de energia elétrica (Neo Energia, do Mato Grosso), mineração (Supremo Secil, do Paraná), óleo e gás (OGX, do Maranhão), construção civil (Aeronáutica, do Rio de Janeiro) , saneamento (Itapóa Saneamento, de Santa Catarina), e alimentício (Juréia Alimentos, de Santa Catarina), Metal-Mecânico (Borg Warner PDS, de Brusque). “Quando uma empresa nos contrata, realizamos o atendimento até que os objetivos do cliente sejam atingidos. Trabalhamos com uma exclusividade, um atendimento especial para cada caso”, explica Scheffer.
Na região, atualmente, os principais projetos dizem respeito aos diagnósticos socioambientais, que são estudos para regularizar faixas de preservação permanente. “Empresas de Botuverá e Brusque nos procuraram para essa finalidade nos últimos anos, e conseguimos aumentar a capacidade das construções próximas a rios e córregos com estes estudos”, afirma Machado.

Nome: Luciano Machado
Idade: 33 anos
Formação: Ciências Biológicas
Principais atividades: Tem hoje como principais projetos o licenciamento e gerenciamento de empresas do setor aeronáutico e têxtil, além de ser responsável pela parte comercial e desenvolver o marketing da empresa.
“Para mim é satisfatório ver o processo de uma obra construída com nosso auxílio, dentro do rigor da lei e que vai causar um impacto positivo na sociedade”
Nome: Rafael Scheffer
Idade: 34 anos
Formação: Ciências Biológicas
Principais atividades: Atualmente realiza projetos principalmente na gestão ambiental de empresas de saneamento com foco em obras para tratamento de água e esgoto, e do licenciamento de loteamentos. Se responsabiliza pela parte administrativa da Ambientum. “O fato de estarmos sempre encarando desafios novos, projetos diversificados que nos tiram da zona de conforto, da rotina, é muito prazeroso e deixa nosso trabalho cada vez melhor”

Contato

Ambientum Consultoria e Tecnologia Ambiental
Rua Daniel Imhof, 543 – sala 01
São Luiz – 88351-160 – Brusque – SC
ambientumconsultoria@gmail.com
Fone: (47) 3354-2634