Ammvi passa a se chamar Amve: entenda motivo e objetivos da mudança
Nome da entidade agora é Associação dos Municípios do Vale Europeu
Nome da entidade agora é Associação dos Municípios do Vale Europeu
Na manhã desta segunda-feira, 2, no aniversário de 52 anos de fundação da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), a entidade realizou uma importante mudança estratégica: passa a se chamar, a partir de agora, Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve).
A mudança foi realizada na presença de alguns dos prefeitos dos 14 municípios integrantes da Amve e também da imprensa, em um evento de lançamento da marca e explicação dos objetivos desta alteração. Ari Vequi, prefeito de Brusque, foi um dos prefeitos presentes.
O presidente da Amve e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, explica que um dos principais pontos observados durante o processo de mudança foi a força da marca, utilizando o nome Vale Europeu como uma atração para aquilo que a região pode proporcionar.
“O objetivo é de fortalecer nossa história, nossa cultura e principalmente o potencial turístico da nossa região. Sempre digo que o turismo é um momento de descanso e lazer para o turista, mas para nós é um setor da economia extremamente importante. Oportunizamos a nossa gente de gerar emprego e renda”.
Kleber pondera ainda que, para dar certo, é preciso que a comunidade e as entidades de classe passem a reforçar e utilizar o novo nome. “É uma situação que todos nós precisamos abraçar: órgãos públicos, entidades não governamentais e associações empresariais, por exemplo. Precisamos adotar o Vale Europeu como o nosso nome porque é a partir daí que vamos evidentemente, com o passar do tempo, fazer essa substituição. O nome passa a mensagem que fala da nossa história, da nossa cultura, e é extremamente importante para nós”.
O nome foi uma sugestão do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, quando ainda era presidente da Ammvi. Segundo ele, o processo para apresentação e aprovação da marca foi criterioso. Ele explica que a ideia surgiu após suas primeiras participações em reuniões da entidade quando passou a assumir a prefeitura de Blumenau.
“Eu passei a participar das reuniões da Ammvi em 2018. No dia a dia das discussões, nós prefeitos falávamos sobre a importância de fortalecer nosso turismo, e uma das coisas que tínhamos em comum era justamente essa colonização muito europeia muito forte. Dentro desse contexto eu trouxe a proposta da mudança de nome”.
A Ammvi contratou agência e realizou uma pesquisa para identificar se esta mudança seria aprovada. “O resultado da pesquisa foi extremamente favorável, e por isso passa a se chamar Amve. Isso também nos ajuda a diferenciar do restante do Vale do Itajaí no aspecto de turismo e também de investimentos”, explica Mário.
Nome novo, antigas batalhas. Conforme explica o presidente Kleber, a Amve e seus 14 prefeitos representantes seguem discutindo as principais pautas e problemáticas em comum da região.
“O trabalho da associação dos municípios é constante. Precisamos, por exemplo, buscar logo o encaminhamento das rodovias, tanto a BR-470 que é extremamente importante quanto também as estaduais. Há rodovias estaduais que nem pavimentadas são, aqui na nossa região”.
Outra pauta, conforme explicou Kleber Wan-Dall, é a viabilização do transporte coletivo nas cidades do Vale Europeu. “Precisamos fazer um estudo e encontrar um diagnóstico para o transporte coletivo. Dar um encaminhamento para que seja realizado uma integração deste transporte. Teremos bastante trabalho e demandas pela frente”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: